Quem nunca pesquisou sobre alguns exemplos de qualidade e defeito em entrevista, não é mesmo? Qualquer candidato que já passou por uma seleção de vaga pode muito bem se identificar com essa situação.
Perguntar sobre esses pontos de personalidade é uma das questões mais comuns durante uma entrevista, apesar de parecer bobeira.
Por essa e outras razões, no artigo de hoje você vai ver:
- – para que servem as perguntas de qualidade e defeito em entrevista;
- – o que levar em consideração durante a resposta de um candidato;
- – exemplos comuns de qualidade e defeito em entrevista.
Para que servem as perguntas de qualidade e defeito em entrevista?
Antes de mais nada, é importante se atender às qualidades e defeitos que um candidato fala durante a entrevista. Afinal, dizer que “sou muito perfeccionista” é um defeito, já está muito usual.
É comum os candidatos a uma vaga não quererem passar uma imagem ruim ao dizer seus defeitos e acabam selecionando os menos piores. Porém, todo bom recrutador sabe muito bem a intenção do candidato que não deseja se expor verdadeiramente.
Na cabeça do entrevistado surgem dúvidas, como “por que o recrutador quer saber disso?” ou “Por que está me fazendo essas perguntas sobre minha personalidade?”.
Essas perguntas servem para classificar ou descartar aquele candidato que não se encaixa nos padrões da empresa. Caso o defeito seja “não sei ouvir críticas”, por exemplo, cabe ao recrutador identificar se aquele tipo de perfil é favorável para trabalhar com a atual equipe ou não.
Além disso, não adianta um entrevistado dizer que é desorganizado em seu dia a dia, sendo que a vaga requer uma alta organização como um requisito.
O que levar em consideração durante a resposta?
O primeiro passo é definir o que está buscando. Não existe uma qualidade e defeito em entrevista que seja mais certo do que outro. Há perfis de profissionais diferentes!
Um recrutador deve buscar o ideal, aquele que atende de acordo com as necessidades e expectativas da empresa.
É importante saber identificar a sinceridade do entrevistado e, é claro, entender como um defeito, por exemplo, pode ser melhorado, e como a qualidade pode ser integrada dentro da equipe. Portanto, é fundamental saber interpretar as respostas.
Confira agora a seleção de alguns exemplos de qualidade e defeito em entrevista:
Defeitos
Os defeitos certamente são o assunto mais delicado na hora de uma entrevista. Afinal, como expô-los sem perder a oportunidade de vaga?
Alguns são bem comuns, não passam uma imagem ruim e podem ser “adaptados” dentro de um ambiente organizacional, são eles:
Timidez
A timidez é um dos defeitos mais escutados pelos entrevistadores. Existem ótimos candidatos, mas que por terem dificuldade para falar em público, acabam não conseguindo expor suas opiniões e ideias.
A boa notícia é que a timidez pode ser revertida, com algumas dicas e técnicas. Ou seja, não descarte um excelente profissional simplesmente por ele ser tímido!
Que tal estimular seus candidatos a vaga para uma dinâmica em grupo ou sugerir um projeto em que eles exponham suas ideias? Dessa forma, você consegue medir o grau de timidez e se, possivelmente, ele afetará na equipe caso a pessoa seja contratada.
Ansiedade
Hoje em dia é até difícil encontrar uma pessoa que não se intitule ansiosa. Devido a rotina cada vez mais agitada, é normal encontrar profissionais com níveis altos de estresse e ansiedade.
Porém, quando em excesso, pode prejudicar não só a pessoa mas outros colaboradores.
Ter um pouco de ansiedade é comum e totalmente aceitável. Além de estimular outras pessoas a entregarem projetos em dia, por exemplo, pode auxiliar aqueles que gastam tempo demais em uma tarefa.
Padrões elevados
Os padrões elevados, isto é, o perfeccionismo, pode estar na classificação de um defeito-qualidade. Isso porque querer “algo perfeito” é bom e ruim, ao mesmo tempo.
Como você já sabe, a perfeição não existe e se cobrar muito para atingir algo praticamente inalcançável só deixará o profissional nervoso.
É saudável querer entregar um bom trabalho, mas fique atento aos níveis de exigência. Será que é somente uma questão de autocobrança ou em relação aos outros colaboradores também?
Qualidades
As qualidades, apesar de serem mais fáceis de pensar na hora de uma entrevista, devem ser analisadas com muita atenção.
Afinal, de nada adianta optar por uma qualidade que não impacta, de verdade, na rotina de trabalho. Veja abaixo algumas qualidades mais ditas durante uma entrevista:
Organização
Candidatos organizados certamente são o sonho de muitos recrutadores. Isso porque uma pessoa organizada consegue cumprir suas atividades, responder frente aos possíveis problemas, encontrar soluções, entre outros pontos.
Proatividade
A arte de tomar iniciativas, antes mesmo de alguém pedir, é o que chamamos de proatividade. Colaboradores que não esperam soluções caírem do céu, vão em busca de ideias e novos desafios são muito bem-vindos na maioria das organizações.
Criatividade
Ideias fora da caixa são sinônimo de inovação. Muitas empresas desejam inovar no mercado e destacar-se de seus concorrentes. Ter dentro do time colaboradores com essa personalidade pode ser ótimo para os resultados das suas estratégias.
Conclusão
Hoje você aprendeu o por que de perguntar sobre o defeito e qualidade em entrevista de empresa. Viu que é importante, primeiro, alinhar com os objetivos da empresa antes de tomar qualquer ação.
Dessa forma, você garante que está usando exemplos de defeitos e qualidades que realmente refletirão positivamente dentro da organização.
Quer mais dicas de entrevista de emprego? Aqui no blog da Ignição Digital você encontra assuntos de empreendedorismo e pode tirar todas as suas dúvidas nos comentários. Confira outras postagens e aprenda mais!
Nossa foi muito ler tudo isso. Estou indo fazer uma entrevista e sempre fico muito nervosa. Muito obrigada pelas dicas
Bom dia
Achei interessante e gostaria de receber sempre assuntos refere como sempre se comportar em uma entrevista de emprego
Tenho uma entrevista amanhã pode me ajudar?
Seu texto realmente me ajudou a compreender melhor o que passa na cabeça de um entrevistador! Muito obrigado!