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IGD #4 – Ponto Cego do Marketing Digital (T01 Parte 1/3)

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha


“Se uma idéia não parecer absurda a primeira vista, então, não há esperança para ela” Albert Eisntein

Distinguir seus pontos cegos é chave do crescimento acelerado….

No último post “Ignição da Ignição Digital” você deve ter visto pelos testemunhos hiper positivos como o evento da Ignição Digital abriu a mente dos participantes para novas possibilidades…

Desde então, mesmo passadas semanas após o evento, não paro de receber emails relatando que os participantes continuam a ter revelações, ideias e sacadas (mesmo depois desses 3 dias).

Veja por exemplo esse SMS que o Eduardo, que já me conhecia antes e por ventura tem meu nr de celular, me mandou:


SMS do Eduardo para Erico Rocha

Como isso é possível?…

Como é possível provocar tanto resultado em 3 dias? A resposta pode ser resumidas em 2 palavras:

Pontos Cegos

Como assim?

Deixa eu te contar a história de como eu fiquei presente para o que vem a ser Pontos Cegos:

Londres, alguns anos atrás,

Eu tinha acabado de fechar o meu melhor contrato com a divisão de Banco de Investimento do ABN Amro (que na época era dono do Banco Real aqui no Brasil)… Tinha sido o melhor contrato até então onde eles me pagaram 700 libras por dia, por volta de 15 mil libras por mês (equivalente a quase 50 mil reais por mês segundo a cotação no Google hoje)


Conversão do Google para Reais

Aquele era o meu melhor resultado financeiro da minha carreira em bancos e eu só tinha 28 anos…

Naquela mesma época uma das minhas melhores amigas, Heidi El-Hosani (meia Egípcia, meia britânica, residente em Londres) media o seu sucesso de uma outra forma…


Heidi amiga de Erico Rocha

o sucesso dela não tinha nada a ver com dinheiro…

Ela trabalhava em uma ONG e lutava por causas de cunho político.

Para você ter uma ideia, ela acabara de realizar um dos maiores projetos da sua vida… Ela organizou uma comitiva de manifestantes que viajou de bicicleta de Londres até a Jerusalém para incentivar a PAZ entre Israel e a Palestina… (“The Peace Cycle”)

Isso mesmo, ela mais outros simpatizantes da causa PEDALARAM (!) de Londres a Jerusalém (o que inclui SUBIR os Alpes só para começar…)

Da só uma olhada nesse vídeo para ver a Heidi subindo os Alpes:

Para você ter uma ideia da importância do projeto ela foi recebida na Palestina pelo Yasser Arafat em pessoa…

Isso foi o ápice do que ela tinha atingido até então…

Logo depois de voltar para Londres de Jerusalém (desta vez de avião..)

a Heidi fez um curso de desenvolvimento pessoal e me ligou logo após…

O motivo da ligação era para me RECOMENDAR esse tal curso…
ela queria que eu fizesse esse dito curso que, para ser bem sincero, eu não tinha a menor vontade de fazer…

Primeiro eu não era fã de curso de desenvolvimento pessoal (ou auto-ajuda como eu rotulava esse tipo de coisa).

Segundo, porque eu já me considerava uma pessoa de sucesso na época… Para que mexer no time que está ganhando?!

Daí ela falou… “Erico, eu também já me considerava uma pessoa de sucesso antes do curso, mais nesse curso eu aprendi mais sobre mim mesma do que durante TODA a viagem de bicicleta de Londres a Jerusalém

Conhecendo a Heidi como eu conhecia isso era no mínimo chocante… Pois a vida dela se resumia a lutar pelas causas que acreditava e durante toda essa jornada ela tinha abdicado de muita coisa (por exemplo, bons empregos em instituições financeiras de Londres) em prol disso…

Bem fiz a inscrição no tal curso, meio que só por curiosidade, e FINALMENTE entendi porque ele era tão poderoso…

Aquele curso me ajudou a distinguir alguns grandes PONTOS CEGOS da minha vida…

Pontos cegos é algo que você não sabe que você não sabe…

Existe algo que você SABE Por exemplo eu sei que eu sei dirigir um carro.

Existe algo que você SABE que NÃO SABE Por exemplo, eu sei que eu não sei falar Francês.

(nesse caso como eu sei que eu não sei falar Francês, basta eu entrar em uma aula para aprender caso eu me interesse em aprender…)

Contudo os maiores saltos em performance vêm da descoberta de algo que você NÃO SABE que você NÃO SABE

Esses são o que eu gosto de chamar de Pontos Cegos

Pare e pense um pouco… e me dê um exemplo de algo que você não sabe que não sabe…

Não dá, certo? Se você não sabe que não sabe… não dá para dar um exemplo…

Por isso nós chamamos isso de Pontos Cegos

Naquele curso em Londres eu descobri vários pontos cegos da minha vida pessoal…

…e a distinção desses pontos cegos acabaram por culminar no período de maior crescimento pessoal e empresarial que já tive…

E o que Pontos Cegos têm a ver com Marketing Digital?

Durante o evento do Ignição Digital a minha missão era distinguir alguns desses pontos cegos em relação a negócios digitais para esses participantes…

Uma vez descoberto um ponto cego, resultados podem às vezes ser impressionantes… como o do Carlos Pereira, advogado que eu tive a oportunidade de ajudar mesmo antes do evento acontecer. Ele aumentou a venda de um certo produto de 8 mil para 72 mil reais em um mês, depois que eu mostrei alguns pontos cegos da sua estratégia de marketing digital…

Veja o depoimento aqui que ele deu antes do lançamento do Ignição Digital ao vivo


Só para finalizar…

…existe um grande PONTO CEGO que a maioria das pessoas tem em relação a fazer negócios on-line… e esse eu pretendo começar a revelar no próximo post… pois esse já está ficando extenso demais…

Mas antes de terminar eu só gostaria de dizer que a jornada de descoberta de pontos cegos **NUNCA** termina…

Eu AINDA tenho muitos…

…e no próximo dia 23 de outubro vou pegar um avião para Arizona (EUA)

…e me trancar em uma sala por 2 dias com o que eu chamo de “Tropa de Elite do Marketing Mundial

A minha missão será aprender mais ainda sobre o que eu ainda não sei que eu não sei!

um abraço e espero um comentário…

Erico Rocha

Mais no Ignição Digital:

IGD #6 – O Stradivarius do Marketing Digital (T01 Parte 3/3)
IGD #5 – Ponto Cego – 30 milhões por email (T01 Parte 2/3)
IGD #3 -A Ignição da Ignição Digital
IGD #2 -Uma Homenagem a Steve Jobs – Ignição Digital
IGD #1 -Marketing Digital – O Quão Somos Irracionais!

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