Marketing de Relacionamento

IGD #5 – 30 milhões por email (T01 Parte 2/3)

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos pelo mesmo nível de pensamento que os criou… – Albert Einstein, Prêmio Nobel de Física.

Arizona, Estados Unidos…

Erico Rocha no Arizona

Foram 25 horas de viagem (de Navegantes até Phoenix), jet lag, deixando a família em casa para estar aqui…

Mas hoje em dia venho para cá pelo menos 3 vezes por ano por causa dos resultados que isso traz para mim e para meus negócios… e não pelo fato de viajar por viajar…

Para te falar a verdade é difícil encontrar algo que me dê mais prazer do que estar perto da minha esposa e filho… e hoje tenho todo meu tempo fora dos meus projetos pessoais com eles 🙂

Não gosto de ficar longe deles e chego a até trazê-los comigo nos meus cursos… alguns de vocês devem ter percebido isso no último Igniçao Digital

Contudo… eu preciso confessar, que eu venho para cá por causa de um vício

Sou viciado em resultados… (e não tenho vergonha do meu vício… eu assumo ele como parte de mim)

Resultado vicia…

(é bom que você saiba disso antes de continuar lendo esse tipo de conteúdo… para depois não dizer que eu não avisei (!))

Por isso passo tantas horas dentro de avião para vir para cá descobrir meus pontos cegos. A descoberta de um ponto cego geralmente provoca uma avalanche de resultados… e isso eu não consigo mais ignorar na minha vida…

No último post “Pontos Cegos do Marketing Digital (Parte 1/3)” eu comecei a explicar o porquê disso… se você ainda não leu esse post clique aqui (afinal pegar o bonde andando deixa a cabeça da gente confusa…)

Nesse post eu vou falar sobre o meu primeiro ponto cego…

… que na minha opinião se confunde como o ponto cego da maioria das pessoas que tentam empreender no Brasil.

– Uma vez esclarecido esse ponto cego… você não vai se surpreender quando ler essa reportagem do New York Times sobre um cara que vende 30 milhões de dólares por ano em vinho … usando …

…tá preparado?

… EMAIL (PURO E SIMPLES… NADA MAIS DO QUE EMAIL. PONTO)

(isso mesmo que você está lendo… 30 Milhões em vendas (DE GARRAFAS DE VINHO) POR EMAIL)

Abaixo tem o link da reportagem em inglês… mas você pode traduzir ela usando o Tradutor do Google se assim preferir…

30 milhões vendendo vinhos por e-mail

– Depois que essa ficha cair para você, você não vai nem levantar as suas sobrancelhas quando souber que o atual presidente dos Estados Unidos (Barack Obama) levantou 10 milhões de dólares com um email… (1 email)

Depois que você profundamente entender sobre esse ponto cego, você vai ver que não é pura coincidência que a página de uma das empresas digitais que mais crescem no mundo … o Famigerado Facebook… é o que chamamos de página de inscrição de lista… (que usa tecnologia também conhecida do CADASTRE-SE ou VÁ EMBORA)…

(*vou falar mais de Páginas de Inscrição de Lista mais a frente quando chegar a hora… )


Página de Inscrição do Facebook

E se esses exemplos são muito longe da sua realidade ou se você é daquele grupo de pessoas que repetem sem parar que esse tipo de coisa funciona no exterior, MAS não no BRASIL…

…Seu queixo iria cair quando ouvisse o depoimento feito pelo novo empreendedor brasileiro Rafael Araújo (sócio-diretor da CachacariaNacional.com) que participou do curso da Ignição Digital em Sampa…

Depoimento Rafael Ignição Digital

E qual é o Ponto Cego?!

O Ponto Cego é a LISTA!

Lista?… que diabo de lista é essa?

Como eu uma vez compartilhei em um blog do Jeff Walker (um dos ícones do marketing digital mundial, e segundo a Forbes… o homem de 400 MILHÕES de dólares(!))


Testemunho Jeff Walker Erico Rocha

“Eu me lembro em 2010 quando eu profundamente compreendi o impacto “da lista”. Esse foi provavelmente o momento transformacional mais importante dos meus negócios” Erico Rocha

  • Após aplicar o conceito de lista eu elevei o faturamento das empresas da minha família para a casa de 8 dígitos…
  • criei empresas lucrativas do zero em questão de meses…
  • esgotei a lotação dos cursos que promovi (nas áreas de investimento em imóveis e marketing) em menos de uma semana.
  • colocamos dois apps do estúdio de produção de jogos que temos na posição no 1 da app store do Brasil por alguns dias… e quebramos a barreira de 1 milhão de downloads em iPhones e iPads… criando uma receita passiva de 15 mil dólares por mês… no momento…

Tudo isso seria impossível de se atingir se eu não tivesse começado a construir a minha lista…

E as chances são que quase 95% de vocês só estão lendo esse post agora porque vocês se cadastraram na minha lista… (independente se você já é cliente de alguma empresa minha ou (ainda) não…).

Veja, eu NÃO dependo de buscadores ou mídias sociais para conseguir visitantes para os meus blogs…. graças a minha Lista

Mas o que é a LISTA?

A lista é uma coleção de emails (ou endereços residenciais) de potenciais clientes (leads, pessoas que têm um potencial interesse nos seus produtos ou conhecimentos), ou clientes que te deram permissão explícita para enviar informações a respeito de um determinado tópico de expertise (geralmente relacionado ao seu negócio).

– Note … as palavras “que te deram permissão explícita” (!)

Sair comprando ou coletando emails sem permissão e mandando emails é SPAM… Isso não é o que estamos tratando aqui…

Estamos tratando de listas onde cada assinante pediu e espera receber aquela informação do mesmo jeito que assinantes da revista Veja ficam ansiosos pela próxima edição da revista…

A lista nada mais é que um meio de você se relacionar (não é o único meio para tanto… mas é o melhor e mais confiável que eu particularmente conheço)

É uma maneira de dar valor para eles (resolver algum problema) mesmo que eles não comprem nada de você…

A maioria dos negócios on-line e off-line simplesmente só querem vender o tempo inteiro… (e não existe nada de errado em vender)…

…contudo somente vender o tempo inteiro (marketing de 1 passo) não converte tanto quanto atrair->relacionar->vender (marketing de 3 passos)…

Para a maioria dos negócios on-line A Lista é o seu único ativo real!

Um negócio pode perder QUASE tudo…

  • Seu conteúdo e produtos podem ser copiados…
  • Sua tecnologia melhorada, por concorrentes…
  • Do dia para a noite você pode perder o seu ranking no buscadores… (isso já aconteceu com alguns amigos meus)
  • Sua Página de Facebook, seu canal de YouTube pode ser bloqueado (incrível mas acontece…)

Mas ninguém (digo NINGUÉM) pode te tirar a sua Lista e o seu relacionamento com ela…

E com uma lista você pode superar quase QUALQUER contratempo. A Lista é a sua licença para “imprimir dinheiro” … sua apólice de seguros…

Mas, Erico como eu posso construir essa tal lista?

Bem isso é um tópico interessante que merece um ou mais posts por si só…

Mas talvez um ponto cego que empreendedores do Brasil tenham…

…é que se você já tem um negócio… VOCÊ JÁ TEM UMA LISTA…

(vou falar isso no próximo post dessa série)

Talvez você ainda não esteja presente para o potencial desse ativo…

Talvez você ainda não saiba usar esse ativo de modo a gerar receita e deixá-los ainda mais satisfeitos com a sua empresa…

As chances são que o seu maior ativo esteja adormecido… (como foi o caso do Rafael da Cachaçaria Nacional)…

Durante o meu último evento… eu comecei a explorar esse ponto cego com os participantes…

Preste atenção nesse depoimento do André… em como ele relata que gerou vendas com 1 email (isso sem VENDER NADA NO EMAIL EM SI 😉 )


Parece surreal, não?

Contudo, existem muitos passos para atingir esse resultado com Listas…

O importante desse post é trazer o “conceito de lista”

do:

1) Conjunto de coisas que você não sabe que não sabe… (Pontos Cegos)

Para o …

2) Conjunto daquilo que você sabe que não sabe…

Pois só quando você sabe que não sabe é que a possibilidade de crescimento e aprendizagem se abrem.

Espero o seu comentário…

Erico Rocha

Mais no Ignição Digital:

IGD #6 – O Stradivarius do Marketing Digital (T01 Parte 3/3)
IGD #4 – Ponto Cego do Marketing Digital (T01 Parte 1/3)
IGD #3 -A Ignição da Ignição Digital
IGD #2 -Uma Homenagem a Steve Jobs – Ignição Digital
IGD #1 -Marketing Digital – O Quão Somos Irracionais!

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