Marketing de Relacionamento

IGD 6# – O Stradivarius do Marketing Digital (T01 Parte 3/3)

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha


“A mente que se abre a uma nova ideia nunca volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein

O Stradivarius do Marketing Digital

Incluí neste último post (IGD #6) da temporada (T01) 3 vídeos que eu quero mostrar… um de música clássica, outro de surf e outro meu de puro marketing de resultado… Espero os seus comentários a respeito…

Pontos cegos Marketing Digital

Então vamos lá 🙂

No post passado introduzi o conceito de lista… também falei do que uma lista é capaz… (lembra do artigo do cara que vende 30 milhões de dólares por ano em vinho… pura e simplesmente por email?)… aqui está um link para o IGD #5 para você poder revisar antes de começar o seu próximo passo no IGD #6.

Bem, quando os Empreendedores mais ligados pegam que o espírito da coisa é o potencial das listas, logo começam a me perguntar:  “Qual é o primeiro passo para eu começar a construir uma lista?” (ótima pergunta, a propósito)

Certo! Durante os últimos anos eu construí uma lista de mais de 700 mil inscrições duplas (inscrição dupla é quando uma pessoa preenche um formulário e confirma por email que quer receber um determinado tipo de informação).

Posso dizer que sou um especialista em construção, criação e manutenção de relacionamento com listas… E continuo me aprimorando nisso…

Semana passada conheci e entrevistei um cara nos EUA que construiu uma lista de mais de 200 mil pessoas (com confirmação dupla, é claro) em 1 mês sem usar Adwords ou Facebook…

O melhor é que essa lista gerou um rendimento (faturamento bruto) de pouco mais de 1 milhão de dólares no espaço de tempo de 10 dias consecutivos… no nicho de saúde e bem estar….

Ele começou a sua carreira aplicando técnicas avançadas de marketing em um salão de cabeleleiros que tinha… e agora vive na Austrália dividindo o seu tempo entre Marketing Digital, Surf e família :-). É uma prova que a internet tem realmente o poder de libertar empreendedores :-)… Dá uma olhada nesse vídeo dele que ele me mandou… 🙂


Quando falo com empreendedores (on-line e off-line) do Brasil sinto que a maioria tem um Stradivarius na Sala da sua casa e não sabem disso…

Existem basicamente 2 tipos de listas,

– Lista de email (ou endereços) de Clientes (isto é, emails de quem já comprou algo de você alguma vez na vida)

– Lista de email (ou endereços) de Leads (clientes em potencial que por algum motivo ainda não compraram de você)

A maioria dos negócios quando querem aumentar seu faturamento pensam em fazer isso somente aumentando o no de clientes…

E acredite a metodologia da Ignição Digital (Marketing de 3 passos) é bem eficiente em fazer isso… Pois por anos venho:

1- Atraindo (Construção de lista de Leads) -> 2- Criando Relacionamento (transformando lead frias em quentes) ->  3- Vendendo (criando valor para a vida das Leads através de produtos extraordinários) (marketing de 3 passos) através da internet…

…mas antes de você aprender a atrair novos clientes (pegar a fruta no topo da árvore) talvez seja melhor você aumentar o seu faturamento com os clientes que já tem… (em outras palavras: pegar as frutas da parte inferior da árvore primeiro…)

Geralmente as campanhas da IGD tem muito mais efeito em clientes do que em leads… (no nosso caso o multiplicador é 15…)

Para a gente no momento, uma campanha para uma lista de 1.000 clientes tende a arrecadar tanto quanto a mesma campanha para 15.000 leads…

Isso porque uma vez cliente, a pessoa entende de uma forma empírica o valor que os nossos produtos podem trazer para elas…

No seu negócio não deve ser diferente… Por mais ninja que você seja ao vender on-line e off-line, você não vai conseguir passar a emoção e a sensação física que os seus produtos trarão aos seus clientes…

Da só uma olhada nesse video para entender melhor do que eu estou falando


Logo…

…se você tem um negócio e já coleta os emails (e mais IMPORTANTE, a permissão para enviar informações para eles), SIM, você tem um Stradivarius empoeirado na sua sala…

Se você tem um negócio e ainda não coleta… bem comece a coletar agora… essa pequena ação pode gerar mais tarde, mais receita que o seu atual negócio gera hoje (isso quando você aprender a arranhar umas músicas nesse Stradivarius)

Simplesmente ter uma lista não vai transformar o seu negócio… do mesmo jeito que simplesmente ter um Stradivarius não vai gerar uma linda melodia…

Na próxima temporada desse blog… (T02) eu vou começar a ensinar os princípios básicos de construção de lista (ou atração de leads, também conhecido como o primeiro passo do marketing de 3 passos…) Acho importante cobrir isso caso algum leitor queira começar um negócio do Zero… ao invés de aumentar a lucratividade de um negócio já existente…

Para finalizar esse post que já está ficando um pouco extenso…

… há algumas semanas atrás eu dei um webinário de perguntas e respostas para os participantes da IGD ao vivo para responder algumas perguntas… e acabei gerando mais um viciado em resultados… Veja o comentário do Rafael (dessa vez não o Rafael Araújo, outro Rafael)…

Testemunho Rafael Ignicao Digital
Quando eu disse que resultado vicia eu não estava brincando 🙂

Erico Rocha

PS: Deixe um cometário abaixo dizendo o que você achou.

Mais no Ignição Digital:

IGD #5 – Ponto Cego – 30 milhões por email (T01 Parte 2/3)
IGD #4 – Ponto Cego do Marketing Digital (T01 Parte 1/3)
IGD #3 -A Ignição da Ignição Digital
IGD #2 -Uma Homenagem a Steve Jobs – Ignição Digital
IGD #1 -Marketing Digital – O Quão Somos Irracionais!

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