“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa muito… Ir para a cama a noite sabendo que fizemos algo maravilhoso — isso sim me interessa…” Steve Jobs
Por que Posicionamento?
Qual a diferença entre um violinista que toca de graça em um metro na esperança que alguém lhe uns trocados em gratidão e um outro que lota uma sala de concerto de centena de lugares onde cada lugar sai por volta de 200 reais?
Pensou?
Bem, guarde a sua reposta na cabeça por enquanto e leia a história abaixo:
(baseada em fatos reais…)
Washignton, 12 de Janeiro de 2007…
Um violinista, sai de um metro na hora do Rush… encosta em uma parede do lado de uma lata de lixo e começa a tocar…
Ele coloca a capa do violino no chão … joga algunas notas na capa do seu violino que está aberta com o intuito de “sugerir” subliminarmente que os apressados passageiros joguem ali também algum dinheiro…
Algumas pessoas passam… poucas contribuem… ou sequer apreciam a sua música..
A foto abaixo captura esse exato momento:
Enquanto isso 3 dias antes um outro violinista de 39 anos..
…aclamadado internacionalmente com um grande talento… lotou O “Simphony Hall” de Boston onde algumas das cadeiras eram vendidas por volta de 200 reais cada…
Qual a diferença entre o primeiro violinista e o segundo?
Resposta: Não existe NENHUMA diferença entre o primeiro e o segundo vionista…
Como assim?
Os dois são a MESMA pessoa “Joshua Bell”… um dos mais aclamados violinistas da atualidade.. e ele foi tocar no metro como parte de um experimento social promovido pelo Washintong Post…
Agora, é claro que o violinista era o mesmo… mas vários fatores eram distintos nas duas situações em que ele tocou… esse fatores são o que eu gosto de rotular como “posicionamento“….
Segundo a Wikipedea, posicionamento é
“O espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado. O posicionamento de um produto é como compradores potenciais o vêem e é expressado pela relação de posição entre os concorrentes.”
Quando o Joshua tocou no auditório lotado, e se posicionou com a estrela do show… Ele se vestiu como a estrela, e se posicionou fisicamente onde a estrelas se localizam… logo a audiência espera que ele seja uma estrela…
Quando tocou no metro… definitivamente ele não se posicionou como tal…
Essa é a maior diferença entre vender muitos lugares a 200 reais cada … ou receber POUCAS gorgetas de menos de 1 real..
É claro que é preciso talento para vender lugares a 200 reais… nem todo o melhor marketing de posicionamento do Mundo vai te colocar lá (não por muito tempo) se se você não tiver talento..
Mas só o talento não basta… se bastasse… não haveria tantos músicos de talento extraordinário comendo o pão que o diabo amassou… é até possível que você conheça alguns…
Agora vem uma boa notícia…
No passar dos anos eu descobri que posicionamento pode ser atingido quase que cientificamente por qualquer pessoas por meio de uma fórmula… e é essa fórmula que uso para mim … minhas empresas… clientes (da época na época que eu ainda prestava consultoria) e ensino para alguns amigos e insiders…
Dois dos 5 ingredientes dessa fórmula se chamam PD, ou Publicação Digital e PS, Prova Social. E eu vou entrar um pouco mais a fundo neles nos próximos 2 posts… mas antes disso eu quero que você assista essa entrevista de como um barista (a entrevista explica o que é um caso você já não saiba) catapultou o seu posicionamento com PD.
Essa entrevista é com o Kim, um amigo meu que eu dei algumas dicas de insider antes mesmo de eu ensinar publicamente sobre marketing digital… isso é quando eu aplicava essas técnica somente nas minhas empresas .
O Kim mora em Barcelona e quando eu soube que ele estava no Brasil peguei o carro e fui pra Curitiba onde ele estava (por uns dias a trabalho) para entrevistá-lo.
Espero ansionsamente saber o que você achou com o seu comentário abaixo…
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