“Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança.” Steve Jobs
Londres Outubro de 2011,
Eu e o Kim Ossenblock (esse mesmo que eu entrevistei no post passado) estávamos visitando os Potenciais Dez melhores cafés de Londres… e agora estávamos rumo ao Caravan (quarto melhor café de Londres na minha opnião)…
(Contexto: Nunca tinha gostado muito de café até entrar em contato de novo em 2009 com o Kim, um dos maiores especialistas em café que eu conheço. Desde então ele me ensinou muito sobre café… E o conhecimento me tornou um intenso apreciador do assunto depois dos 30… Logo eu estrategicamente aproveitei a visita dele a minha casa para me aprofundar e conhecer mais sobre o tema CAFÉ em Londres)
Mas quando chegamos a vinte metros do Caravan, a minha mente de marketing (que independente da minha vontade não pára nunca) distinguiu uma oportunidade real de eu explicar ao Kim sobre um gatilho mental, profundamente poderoso capaz de elevar o posicionamento de algo intensamente (dentro e fora do mundo digital)…
Estamos a frente de um clássico caso de Prova Social (PS)…
Bem do lado direito do Caravan tinha um outro café (Café Nero) e eu filmei esse video a seguir para te mostrar o que estava ocorrendo…
Como o video demonstra acima, nosso instinto realmente nos faz assumir que o Caravan (o Café da esquerda) é melhor (ou deve ser melhor) que o Nero (Café da direita). E isso é um Exemplo clássico e prático de Prova Social (PS).
“Nós humanos estamos automaticamente procurando pistas de como agir ao observar como os outros estão agindo…”
No caso do café eu pensei… humm…
“Aquela galera já deve saber o qual é a melhor opção de café…”
“Tantas pessoas não podem estar todas erradas ao mesmo tempo…”
E o mesmo também acontece em outras situações e aposto que você já viu, como por exemplo:
Um restaurante de beira de estrada cheio de carros na frente deve ser melhor do que um outro onde não tem nenhum carro na frente.
Tá certo, isso faz completo sentido… mas como eu posso usar prova social… para catapultar o posicionamento do meu negócio através do marketing digital?
É o seguinte, no mundo digital as suas leads (cliente em potencial) também (mesmo que inconscientemente) usam Prova Social(PS) para subliminarmente assumir quem são os provedores de produtos de qualidade, os líderes de mercado. E os dois maiores indicadores de Prova Social de um site de acordo com a minha experiência são:
1) A quantidade de fãs de Facebook que a empresa, pessoa ou projeto tem… quantas pessoas no total “curtiram” o site.
2) A quantidade e qualidade dos comentários de cada artigo que se pode conseguir através da construção de uma lista e da publicação de conteúdo de qualidade (vide a Temporada 01 desse blog).
Existem muitos outros indicadores de PS e esses (comentários e “curtidas”) são os famosos 20% que geram 80% do resultados… (vide Princípio de Pareto).
Logo se você está começando algo agora ou quer elevar a percepção de posicionamento (e com isso as vendas) do seu projeto, pessoa ou empresa no mercado, o primeiro passo que você deve tomar… é conseguir uma enxurrada de fãs para a sua página de FB.
Agora a boa notícia é que conseguir 10 mil fãs é simples e rápido para quem sabe como…
E se você não sabe ainda como fazer, basta assistir (caso ainda esteja aberto a novos integrantes no momento em que você ler essa mensagem) o Treinamento Estratégico Atraia 10K Fãs, da Academia Social…
O que está descrito lá já foi usado para atrair 10mil fãs para 3 empresas minhas (Proleiloes, KlickMail e Ignição Digital)
E e dezenas de outras pessoas que tiveram acesso a esse treinamento… me escreveram um email contando que também conseguiram atingir 10 mil fãs (para páginas deles ou páginas dos clientes deles) com o que aprenderam no Treinamento da Academia.
Uma delas é o Ediberto (Insider*) com o Mr.Coach.
Da só uma olhada no email que ele escreveu…
Aqui estão outros exemplos…
– Mantis Jóias – Marcia de Simone Meira (Insider*)
– Cachaçaria Nacional – Rafael Araújo (Insider*)
– Nutrifresh – André Aben Athar (Insider*)
– Implace Implantes (Insider*)
– Ignição Financeira – Wanthuir Junior (Insider*)
– Ricardo Piovan – (Insider*)
– SOS Concurseiro – Fabio Borges (Insider*)
– Como Perder Barriga TV – Pedro Moura (Insider*)
– Modos Gregos – Victor Damásio (Insider*)
– 1001 Questões de Concurso Respondidas – Tiago Queiroz (Insider*)
– Clube Alpes da Cantareira – Arcanjo Ribeiro (Insider*)
– Curto Mulheres Bonitas – Talles Guerra (Insider*)
– Farmácia Doce Dia – Leone Negri (Insider*)
(* Insider: termo utilizado para aqueles que participam do programa Insider Digital)
Agora não pense que o conseguir 10 mil fãs seja o suficiente… se você lembra bem, ele é só 50% dos dois pontos principais que eu citei acima…
Para você chegar ao ápice dos benefícios da Prova Social, é preciso também ter vários comentários genuínos e de qualidade nas Publicações Digitais (PD) que você venha a fazer…
(PD poderoso é um elemento que eu introduzi no post passado mas vou me aprofundar mais no próximo post)…
E o segredo para atrair uma enxurrada de comentários de qualidade e a criação de uma lista (isto é, conseguir que suas leads se inscrevam para receber informações suas por email) é a Publicação Digital (PD) de conteúdo de imenso valor (IV).
Veja esse depoimento onde o Insider Digital, Prof Luiz Henrique, do grupo Marques Ribeiro (que ajuda profissionais brasileiros a realizar o seu sonho de fazer um Mestrado no Exterior diz nesse email que ele me mandou)
Veja bem ele não somente conseguiu 50 mil fãs mas também uma lista de 15 mil pessoas (via KlickMail) que se inscreveram para receber informação por email da empresa dele….
E uma das primeiras consequências desse setup é a enxurrada de comentários que ele de bonus agora tem em seus sites… (mais prova social ainda)… outra consequência também é a oportunidade de LER A MENTE das leads, algo que devo mencionar como fazer em uma outra oportunidade)
Se você não tem a mínima de idéia de como começar a fazer isso, aconselho você a assistir ao treinamento da Academia Social… eles vão te colocar no caminho certo…
Nele você vai descobrir como fazer 1 (atrair muitos fãs) e 2 (conseguir que os fãs se inscrevam para receber informações suas por email) de uma só vez…
Esse é o famoso matar dois coelhos com uma cajadada só.
Você pode ser inscrever para assistir esses vídeos da Academia Social aqui.
Espero ANSIOSAMENTE o seu comentário abaixo!!!
Erico Rocha
Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...
2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...
Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...