Você sabe fazer networking nos negócios? Criar uma oportunidade não é tão difícil assim. Saiba que também não é preciso ter dezenas ou centenas de cartões para distribuir. Confira um pouco da experiência pessoal de Erico Rocha, que não usa cartões para fazer negócios.
O melhor jeito de fazer uma conexão com uma pessoa é NÃO ter um cartão.
Em junho de 2010, Erico foi para um evento em San Diego. Por conta do fuso-horário, resolveu ir direto para o bar do evento, algo que ele costuma fazer para se manter acordado e organizar o horário biológico. Com pouco tempo conheceu um alemão que também participaria do evento, e não foi preciso muito esforço para que eles começassem a conversar. Durante as conversas, falaram sobre um dos projetos do alemão, uma ferramenta de email marketing.
Ao final, na hora de trocar contatos, Erico disse que não tinha cartão. Com isso, o outro homem anotou o celular de Erico em sua agenda, e Erico pediu para que ele lhe enviasse um SMS, pois assim os dois poderiam se comunicar livremente. Depois de algum tempo, o novo contato virou um grande parceiro de Erico.
Você certamente deve ter passado por isso: leva dezenas de cartões para um evento, conversa com todo mundo, retorna para casa com vários cartões e… Nunca, ou quase nunca, liga para nenhuma das pessoas. O cartão não é tão pessoal, podendo ser entregue muitas vezes por educação. Anotar um número em seu celular exige um esforço maior, além de um compromisso maior.
Trocar os números então, é como se você estive realmente permitindo que aquela pessoa entre em contato com você. Além disso, não ter cartão não é motivo para você perder um contato. “Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa”. Vale lembrar que o cartão era realmente necessário na época em que as pessoas não possuíam um telefone celular. Hoje, qualquer pessoa tem um ou dois aparelhos, principalmente os empresários.
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Segundo Erico, isso é ótimo. E o motivo é bem simples: esse é o primeiro indicador de que você não deve usar o seu tempo com aquela pessoa. Se a conversa que vocês tiveram pessoalmente não foi suficiente para cativar a atenção da pessoa, dificilmente você conseguiria reverter a situação por email ou telefone. Erico ainda ressalta: As maiores parcerias que fechei foram desse jeito.
Não precisa jogar todos os seus cartões no lixo. Nunca se sabe quando um celular pode descarregar, não é mesmo? Tente aplicar essa dica, mesmo que aos poucos, e veja como as outras pessoas reagem a esse tipo de abordagem. Você ficará surpreso com os resultados positivos.
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