Marketing Digital, Sacadas

O passo nº1 para criar um produto (é o mais importante)

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

O marketing e a arte estão muito conectados, já que ambos possuem o intuito de provocar emoções nas pessoas. O grande objetivo de quem cria produtos é chegar ao estado da arte, que seria um estágio em que o produto consegue ser belo, útil e prático.

Infelizmente, muitas pessoas têm problemas para alcançar o estado da arte, seja por conta do marketing ou pelos atributos do próprio produto, e foi pensando nisso que eu trouxe uma sacada especial para você. Eu vou te contar como eu começo a criação dos meus produtos.

O marketing foca no cliente, não em mim

O Marketing e a Arte

As maiores obras de arte que foram feitas surgiram a partir de um canvas em branco, ou seja, um quadro em branco. O artista cria arte a partir do branco, e não de uma tela meio pintada. No marketing funciona da mesma forma, mas as pessoas não entendem isso.

Como um produto normalmente é produzido

A maioria dos empreendedores faz assim: criam um produto, jogam na mão de alguém que será responsável pelo marketing, sentam e esperam acontecer. De vez em quando eles até fazem a parte do marketing, mas isso só é planejado depois do produto ser criado.

Sendo sincero com vocês, eu também comecei fazendo isso. A versão 1.0 do Klick Mail e o Pró Leilões foram feitos assim. No entanto, eu já fundei 5 empresas, vendi 1 delas com muito sucesso e continuo muito bem com as outras 4.

As experiências que eu já tive no empreendedorismo fizeram que eu entendesse o seguinte: é preciso desenvolver o marketing antes do produto.

[adinserter block=”7″]

Moldando o produto ao marketing

Não me entendam errado. Antes de fazer o marketing eu já tenho uma boa ideia do conceito do produto, mas é só isso, um conceito. E por que eu faço isso?

Ao fazer isso é possível adaptar o produto ao marketing, fazendo com que o marketing atinja ou chegue muito próximo do estado da arte. Eu garanto pra você que inverter a ordem convencional de criação dá resultados incríveis.

Muitas vezes eu percebo que o produto criado primeiro pensando no marketing acaba sendo muito melhor do que se ele tivesse sido desenvolvido da forma convencional. E como essa troca de conceito consegue ser tão importante?

É simples: ao focar no marketing eu estou focando no cliente, e não em o que eu quero que o produto seja. O marketing é algo completamente direcionado para o cliente e, ao jogar isso em primeiro lugar durante a criação do produto, é possível obter um resultado diferente.

Veja também: 3 Segredos Infalíveis Para Fazer Apresentações de Impacto

Criar um produto e jogar o marketing para outra pessoa é a mesma coisa que pintar metade de um quadro e pedir para alguém terminar… É a mesma coisa que você construir uma casa, do seu jeito, e pedir para um decorador planejar a decoração.

Vai ficar bom? Se a pessoa que ficar responsável pela etapa do marketing for um bom profissional, sim. Não é impossível, mas dificilmente aquilo chegará ao estado da arte.

Conclusão

Se você está pensando em criar um produto, faça o teste. Eu tive ótimos resultados com essa metodologia, e acredito que você também pode ter.

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...