Projetos causas sociais marketing digital

Entrevistas, Fórmula de Lançamento, Marketing Digital

Rafael Abelan: vendendo serviços e contribuindo com projetos sociais com a Fórmula de Lançamento

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Se você trabalha com serviços e quer saber a eficácia da Fórmula de Lançamento para esse tipo de atividade, Rafael Abelan é um ótimo exemplo.

Nesta entrevista

Aplicando a Fórmula de Lançamento para serviços
Aumentando o lucro de seus clientes com a Fórmula de Lançamento
Ajudando projetos sociais com a metodologia da Fórmula

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

Quem é Rafael Abelan

Rafael trabalhava como webdesigner para uma start-up norte-americana por meio de home office. No entanto, sua rotina não era das melhores, já que ele era obrigado a ficar online durante todo o horário comercial.

Isso não seria um problema se ele não morasse na Austrália. Por conta do fuso-horário, Rafael tinha que ficar online uma boa parte da noite até o início da manhã do dia seguinte.

Depois do nascimento de seu filho – e da troca do emprego de sua esposa – Rafael não tinha mais condições de continuar o trabalho, tendo que começar sua carreira como freelancer.

Vendendo serviços com a Fórmula de Lançamento

Assim que conheceu a Fórmula de Lançamento ele ficou bastante empolgado, mas por conta de sua situação familiar ele não poderia viajar para o Brasil e participar do Fórmula edição 0.

Algum tempo depois ele fez a versão online, e assim que teve a chance viajou para sua terra natal para participar do evento ao vivo.

A essa altura ele já estava usando a Fórmula para beneficiar o seu trabalho.

Rafael começou reescrevendo o conteúdo das páginas de seu site, e essa simples modificação já lhe rendeu um aumento considerável nas conversões.

O próximo passo foi aplicar isso nos sites de seus clientes. Foi aí que tudo mudou.

Aplicando a Fórmula para os seus clientes

Na primeira entrevista dessa série, com Natanael Oliveira, falamos sobre como a Fórmula de Lançamento poderia ser aplicada para seus clientes.

Rafael utilizou seus conhecimentos para aumentar a taxa de conversão dos sites que ele criava, e isso deixou todos os clientes muito contentes. A partir disso, eles começaram a indicar os serviços de Rafael, que logo ficou impossibilitado de trabalhar com tantos pedidos.

Deve-se ressaltar que esse é um “problema” (do bem) para quem aplica a Fórmula de Lançamento em serviços: vai dar tão certo que você não terá como dar conta da demanda.

O mesmo aconteceu com Patrick Passos, um jovem de 17 anos que aplicou a Fórmula de Lançamento e conseguiu fundar a sua empresa.

Lidando com os resultados

Rafael precisou criar um filtro de clientes, e acabou dobrando o preço dos seus serviços, que eram calculados de acordo com o tempo estimado de produção para cada site.

Isso conseguiu amenizar o número de pedido, mas mesmo assim não foi o suficiente para contê-los, pois os clientes estavam dispostos a pagar o dobro já que sabiam o retorno que aquilo traria.

Aplicando a Fórmula de Lançamento em Projetos Sociais

A esposa de Rafael trabalhou em ONGs e organizações como a Cruz Vermelha e a Unicef, e ela tinha o sonho de criar uma organização voltada para o ensino da arte.

Rafael conta que eles até haviam se preparado para criar uma ONG no Rio de Janeiro, mas no início do processo de construção a sua esposa ficou grávida e a família se mudou para a Austrália.

No entanto, ele acredita que a atuação online conseguiu não só cobrir o projeto anterior, como expandi-lo de uma forma muito maior do que eles poderiam pensar.

Ao voltar para o Brasil, Rafael e sua esposa iniciaram uma oficina de teatro para crianças carentes, lideradas por um profissional da área.

A oficina de teatro foi realizada em São Paulo, e todas as etapas foram gravadas e segmentadas em módulos, de acordo com os padrões da Fórmula de Lançamento.

O intuito de Rafael é disponibilizar, gratuitamente, o curso para diversas ONGs do Brasil, permitindo que várias crianças e demais pessoas interessadas se beneficiem do projeto.

O seu projeto social é o Projeto Suspiro

Saiba mais sobre a Fórmula de Lançamento

Dica de Rafael Abelan

Se você quer usar a Fórmula de Lançamento para trabalhar com serviços, Rafael deixa bem claro que é preciso gostar bastante do que você faz, pois suas habilidades serão bastante requisitadas.

Além disso, ele disse que todas as pessoas precisam aprender a dar valor ao próprio trabalho.
O webdesigner conta que no começo ele não sabia o quanto cobrar pelo seus serviços, já que para ele tudo parecia ser muito simples.

Ele não levou em consideração que o trabalho dele era fundamental para os clientes, e que eles precisavam de alguém com a competência dele.

Recapitulando

Usando a Fórmula de Lançamento para vender serviços
Aplicando a Fórmula de Lançamento para seus clientes
Fórmula de Lançamento aplicada para projetos sociais

Fórmula de Lançamento Erico Rocha

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...