Você já deixou de comprar um produto ou serviço porque o site era muito confuso? Já abandonou uma página porque se sentiu perdido, sem saber para onde ir?
Tenho certeza que a resposta será positiva.
Isso acontece porque muitas pessoas se esquecem de cuidar da hierarquia visual de suas páginas. Elas não sabem que, quanto melhor orientarem os visitantes do seu site, maior é a probabilidade de eles adquirirem o seu produto. Do contrário, elas provavelmente não irão mais retornar.
Se você não tem certeza de que o seu site está no caminho certo, não se preocupe. Neste artigo, vou te mostrar 3 passos para você avaliar e corrigir a hierarquia visual das suas páginas, garantindo um “passeio” traqnuilo para seu público. Você vai aprender:
A semelhança entre seu site e uma caverna
Por que a hierarquia visual é tão importante
Como categorizar informações
3 passos para melhorar as páginas do seu site
Imagine que existem 2 tipos de cavernas.
No primeiro tipo, você vê 3 entradas, de tamanho igual, todas na mesma distância de onde você está. Qual critério você utilizaria para escolher em qual porta entrar?
Nessa hora, você provavelmente ficará frustrado, pois perceberá que não tem informação suficiente para tomar uma decisão satisfatória. O máximo que você pode fazer é adivinhar.
Agora, imagine o segundo tipo de caverna. A primeira coisa que você vê é uma porta grande e bem iluminada com a placa “Excursões”.
Você também consegue distinguir uma porta menor, com uma janela e uma placa onde se lê “Ingressos”. E, do lado, você vê uma porta menor, com uma plaquinha onde está escrito “Acesso restrito a fucionários”.
Qual é a maior diferença entre as duas cavernas? Isso mesmo: na segunda, você sabe exatamente aonde está. E isso faz toda a diferença.
Assim como um bom guia turístico, você também precisa assumir a responsabilidade de mostrar o caminho para os visitantes do seu site.
Quer um bom motivo para fazer isso? Quando os visitantes não estão confusos ou perdidos, podem ser mais facilmente levados a tomar uma ação no seu site.
É importante ter em mente que os todos os sites que visitamos são pelo menos um pouco diferentes entre si. Logo, a cada vez que entramos em um novo site, precisamos de um tempo para se acostumar com o novo “ambiente”.
E qual é a nossa função? Fazer com que essa mudança seja o mais delicada possível.
Confira também O segredo para atrair mais visitantes: trate o seu site como uma festa
Quando um site tem uma hierarquia visual limpa, é capaz de responder em pouco tempo à velha pergunta: “O que esse site tem para mim?”
A melhor maneira de fazer isso é destacando o que o seu site oferece de maneira que os seus visitantes reconheçam imediatamente como serão beneficiados.
O ideal é que o olhar do público passeie pelo site consumindo o máximo de informação possível. Para que isso seja feito com o mínimo de esforço, você só precisa analisar as suas páginas e seguir os 3 passos abaixo:
Para cada página do seu site, divida as informações que você pretende apresentar nessas 3 categorias:
Uma vez categorizadas as informações da sua página, é hora de fazer as escolhas de design que irão garantir uma hierarquia visual limpa.
Basta seguir os seguintes passos para cada categoria:
Mais importante
Essa informação funciona como um farol, atraindo e engajando o público. Portanto, deve ser a primeira coisa que o público nota em cada página.
Para atrair a atenção do seus visitantes, é só aplicar essas dicas:
Informação secundária
Aqui, o objetivo é chamar atenção para os detalhes. Nesse momento, seu objetivo é deixar o conteúdo fácil de ler e entender.
Facilite a leitura do seu público com esses truques:
Menos importante
As informações menos importantes são aquelas que precisam estar na sua página, mas de maneira mais camuflada.
Em outras palavras, a informação deve estar disponível para quem quiser encontrá-la, só que não tão exposta quanto as demais informações.
E como fazer isso? É bem simples. A informação menos importante deve estar:
Por fim, resista à tentação de fazer uma barra lateral ou inferior muito chamativa.
Depois de muito tempo trabalhando em um projeto, é normal que, a partir de determinado momento, você não consiga mais trabalhar objetivamente.
Nessa hora, o melhor é passar um dia ou uma noite longe da sua página e, no dia seguinte, analisá-la de novo antes de finalizar tudo e publicar.
Procure responder às seguintes perguntas:
Se uma dessas respostas for negativa, é sinal de que você precisa identificar o que deu errado e fazer os devidos ajustes.
Outra dica boa é pedir a um amigo para visitar a sua página e narrar em voz em alta o que ele está achando durante a navegação.
Caso ele não tenha muita certeza do que fazer ao chegar na sua página, isso também indica que há correções a fazer.
Nesse artigo, você viu:
A importância de ter uma boa hierarquia visual
Como dividir as informações de uma página
Criando uma hierarquia visual limpa em 3 passos
A hierarquia visual é indispensável para tornar a experiência dos visitantes do seu site mais agradável, mas ela precisa ser utilizada da maneira correta – ou poderá causar o efeito contrário.
Então, deixe a sua página e o seu conteúdo fáceis de serem lidos e compreendidos, e o seu site com certeza se transformará em uma grande ferramenta de marketing.
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...