Você já deve ter ouvido falar várias vezes que o e-mail marketing continua sendo uma das melhores ferramentas para ter sucesso no marketing digital.
Mas se você está começando agora e não é muito conhecido, como conseguir mais inscritos na sua lista?
Nesse artigo, você vai aprender:
Por que o e-mail marketing ainda é importante
Como se relacionar com o público
O que fazer para conseguir mais inscritos
Como fazer o e-mail marketing funcionar
Novas estratégias de marketing digital surgem constantemente, mas uma delas segue firme e forte entre as mais eficientes: a lista de e-mail.
Com tantas outras ferramentas disponíveis, há quem diga que o e-mail marketing está fora de moda ou até mesmo morto. Mas essas pessoas não poderiam estar mais enganadas.
Na verdade, se você aliar o seu uso a uma boa estratégia de marketing de conteúdo, essa ferramenta pode se revelar mais poderosa do que nunca.
Por que isso acontece?
Por um motivo bem simples: porque a conversa sobre o seu negócio ou produto é transferida para um ambiente mais pessoal – a caixa de entrada.
E, para quem não sabe, a caixa de entrada continua sendo o canal preferido para receber mensagens de marketing baseado em permissão.
Além disso, outros fatores tornam o e-mail marketing eficiente. Por exemplo: ao oferecer constantemente conteúdo de valor, você consegue cada vez mais seguidores leais.
Mas atenção: naturalmente, nem todo tipo de e-mail marketing funciona. Alguns deles não conseguem fazer nada além de nos irritar e encher a pasta de spams.
Qual é o segredo? Troca de valor.
Você precisa trocar o valor da sua informação pelo valor do tempo do seu possível cliente.
Quem se inscreveu na sua lista precisa ter certeza de que pode confiar em você.
E como aprofundar seu relacionamento com a audiência? Seus e-mails precisam de:
A grande dica para ter sucesso com uma campanha de e-mail marketing é oferecer um conteúdo realmente convincente.
Você precisa que o público faça de tudo para ler o que você está enviando.
Mas isso não vai acontecer se você não construir confiança e credibilidade com um conteúdo incrível.
Para lhe ajudar, separamos 3 dicas que podem melhorar as chances do seus e-mails:
Usando o autoresponder, você pode criar sequências definidas para enviar aos seus leitores, garantindo que todos terão a mesma experiência.
Outra vantagem disso é que, caso aconteça algum imprevisto, você saberá que os novos inscritos estão recebendo sua mensagem.
Nessa hora, vale a pena lembrar um velho conselho: você só tem uma chance de dar uma boa primeira impressão.
Então, nos primeiros 10 a 15 e-mails, lembre-se de usar um tom amigável e caloroso.
No começo da sua sequência de autoresponder (no segundo ou terceiro e-mail, por exemplo), envie uma mensagem mais descontraída e alegre, que pareça ter sido escrita especialmente para aquela pessoa.
Seu objetivo deve ser criar a impressão de um relacionamento mais pessoal e incentivar o leitor a enviar perguntas, comentários e sugestões.
Deixe que ele saiba que você está feliz em receber notícias dele.
Praticidade é bom, mas garanta que há um ser humano monitorando as respostas que você receber e que ele está respondendo de maneira atenciosa e pessoal.
Outra dica boa é colocar o nome de uma pessoa no campo “De”, em vez de usar o nome da empresa. Isso também ajuda a criar um tom mais pessoal.
E lembre-se: perguntas, comentários e feedbacks de maneira geral são uma excelente oportunidade de saber o que seus clientes precisam e querem.
Confira também Estratégias de e-mail marketing: qual é a melhor para você?
Para quem está começando agora, a tarefa de conseguir mais inscritos na lista de e-mail pode parecer impossível.
Por onde começar? Qual a melhor maneira de fazer isso?
Para conseguir uma boa lista e uma grande taxa de conversão, você precisa conhecer muito bem os inscritos da sua lista.
Na verdade, você deve descobrir quais são os motivos que os levam a dar seu endereço de e-mail para um completo estranho.
Mas como fazer isso?
Aqui estão 3 dicas para você conseguir mais inscritos:
Todos nós sentimos necessidade de pertencer a um grupo. Pode ser um time, uma família ou um grupo de amigos…
É importante que você tenha isso em mente quando pensar nos seus inscritos.
Quando alguém acessa o seu blog ou site e considera se inscrever na sua lista, a primeira coisa que ele pensa é se tem outra pessoa fazendo isso.
Você precisa, então, encontrar uma maneira de mostrar que outras pessoas já se inscreveram na sua lista.
Você pode fazer isso mostrando testemunhos, mostrando a quantidade de pessoas que já se inscreveram (se a quantidade for boa) ou mesmo apelando para a exclusividade.
Resumindo: faça essas pessoas se sentirem parte de um grupo exclusivo.
Na maioria das vezes, uma chamada de ação direta converte melhor do que uma chamada mais discreta, que tenta agradar a todos.
Claro, você não deve ser detestável ou rude, mas é preciso demonstrar confiança.
Pense bem: você provavelmente acha que uma “ordem” mais forte, vinda de uma autoridade, faz com que você se sinta mais seguro.
Em outras palavras, nós supomos que essa pessoa sabe o que está fazendo.
Quando você usa linguagem direta nos seus e-mails, transmite a mensagem de que as pessoas estão fazendo a coisa certa.
Vender trata-se de vencer objeções.
Quando nos deparamos com uma decisão, nossas células cerebrais enviam mensagens dizendo se aquilo é bom ou não.
Se a mensagem é negativa, ela representa uma objeção que pode acabar com a sua venda.
Logo, se você quer que os seus leitores se inscrevam na sua lista, você precisa não apenas encorajá-los a fazer isso, mas também superar essas objeções.
Esclareça as objeções logo no começo, e as pessoas ficarão felizes de lhe informar seu e-mail.
Você aprendeu:
Por o e-mail marketing não morreu
A importância de ter um relacionamento pessoal com o público
Dicas para fazer seu e-mail marketing ser eficiente
3 passos para alcançar mais inscritos
Aplicando essas dicas e técnicas, você conseguirá aumentar consideravelmente o número de inscritos da sua lista, e seu e-mail marketing irá converter muito mais.
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