Você produz conteúdos excelentes, mas não consegue receber links nem do público, nem de pessoas importantes do seu nicho? Já tentou várias estratégias, mas parece que continuam lhe ignorando?
Então, como conseguir links?
Não se preocupe: esse problema é mais comum do que parece e acontece com várias pessoas – principalmente aquelas que estão começando agora.
A boa notícia é que a solução é simples, mas pode acabar lhe surpreendendo.
Nesse artigo, você verá:
Por que você não está recebendo links
Por que apenas conteúdo não é mais suficiente
Como se tornar popular
Dicas para fazer os contatos certos
A importância da reciprocidade
Imagine a seguinte cena: você fez uma pesquisa e descobriu um assunto sobre o qual seus leitores querem muito saber.
Você tem autoridade para escrever sobre um assunto e conseguiu encontrar uma abordagem diferente. No final, você tem um conteúdo matador, capaz de atrair milhares de novos leitores.
Você também sabe que precisa mostrar o conteúdo para outras pessoas. Imediatamente, você começa a enviar e-mails com o link do conteúdo para os principais profissionais do seu nicho.
Então, você senta e espera para receber todos aqueles links apontando para você.
Mas o que acontece? Nada.
Você não só não recebe nenhum link, como também nenhuma resposta para os e-mails que enviou.
Hora de checar as estatísticas: ninguém clicou no link que você enviou.
Você percebe que foi ignorado e que, provavelmente, ninguém está prestando atenção em você. E aí você se pergunta: será que estou tão sem prestígio, que ninguém nem mesmo lê meu e-mail?
Infelizmente, a resposta pode ser positiva.
A princípio, apostar todas as fichas no conteúdo pode parecer uma boa estratégia. O que se costuma dizer é que, se você produzir um conteúdo realmente bom, terá todos os links que desejar.
Isso até funcionava muito bem, mas só até algum tempo atrás. Nessa época, o ambiente online era mais tranquilo comparado com agora, e as pessoas tinham mais facilidade em encontrar bons conteúdos.
Mas não é bem assim que tudo funciona atualmente.
Hoje, não é mais suficiente ser muito bom. A internet está tão cheia de conteúdos excelentes, que as pessoas mal têm tempo para ler tudo – menos ainda para linkar para eles.
Então, se você quer ter conquistar mais links rapidamente, não basta apenas ser bom. Você precisa se conectar.
Algumas pessoas costumam dizer que não se trata do que você sabe, e sim de quem você conhece.
Em se tratando de conteúdo, isso também é verdade. Alguém que não escreve tão bem, mas tem amigos influentes no meio fará sucesso mais rápido do que alguém que escreve maravilhosamente bem, mas não tem contatos.
E por que isso acontece? Porque produtores de conteúdo tendem a linkar mais para seus amigos do que para qualquer outra pessoa.
Se você escrever um conteúdo apenas razoável, mas que seja interessante para o público deles, eles irão linkar para você – principalmente porque gostam de você.
Resumindo: a grande dica para ter um site ou blog popular é escrever conteúdos interessantes e fazer (muitos!) contatos.
Confira também Cliente ideal: por que você precisa descobrir quem ele é?
Você precisa de contatos para passar o seu conteúdo adiante. Mas qual é a melhor maneira de fazer isso?
Na maioria das vezes, linkar para eles e esperar que lhe notem até funciona, mas existem maneiras mais eficientes de chamar atenção:
No final das contas, tudo gira em torno de um dos mais velhos princípios da persuasão: reciprocidade.
Donos de sites e blogs mais conhecidos não são pessoas perfeitas ou inalcançáveis. Eles têm problemas e dificuldades como todos nós.
E, se você for capaz de ajudá-los de alguma maneira, eles ficarão gratos e não se esquecerão de você.
Então, qual é o grande segredo? Descobrir como você pode ser realmente útil para eles.
Torne-se relevante e aproveite a oportunidade para começar a construir um relacionamento.
Alguns meses depois, comece a mostrar-lhes seus melhores e mais relevantes conteúdos. Provavelmente, eles irão linkar para o seu conteúdo sempre que você fizer algo interessante, trazendo centenas de leitores.
É provável, também, que eles lhe apresentem a outros donos de sites, o que vai lhe permitir fazer mais favores e melhorar seu networking.
E sabe qual é a melhor parte? Você estará fazendo amizade com algumas das pessoas mais interessnates da internet. Isso já faz todo o esforço valer a pena.
Você aprendeu:
Apenas produzir bons conteúdos não basta para chamar atenção
A importância de fazer amizade com profissionais influentes
Como chamar atenção das pessoas certas
Para receber links, você precisa dar algo em troca
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