conteúdo gratuito marketing digital vendas

Entrevistas, Marketing Digital

Conteúdos gratuitos atraem mais clientes? Saiba como aumentar o faturamento

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

O seu negócio tem muito a ganhar se você aprender a usar as melhores estratégias de marketing digital.

Ruth Buczynski, psicóloga norte-americana, conta como saiu dos consultórios e fundou uma empresa, que hoje ajuda diversos profissionais da medicina e pessoas que precisam de assistência psicológica.


“… não vai sair perfeito da primeira vez. É a habilidade de começar e constantemente melhorar o produto e o marketing que leva ao sucesso” – Ruth Buczynski – Presidenta do Instituto Nacional de Aplicações Clínicas de Medicina Comportamental

Marketing Digital e Psicologia – Ruth Buczynski

Nesta entrevista

De que maneira posso usar conteúdos gratuitos?
É possível atrair clientes com esse tipo de conteúdo?

Fundando uma empresa

Depois de atuar por muitos anos como psicóloga em clínicas, Ruth decidiu fundar uma empresa para treinar profissionais de saúde.

Ruth é presidente e fundadora do Instituto Nacional para a Aplicação Clínica de Medicina Comportamental, e por isso era engajada na produção de congressos para atualizar os profissionais do segmento.

Ela fazia conferência em hotéis, reunindo médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros, do país inteiro, e até mesmo de outros países.

Tudo isso começou em 1998.

Aplicando o marketing digital

10 anos depois, em 2008, Ruth começou a aplicar técnicas de marketing digital em sua empresa, obtendo ótimos resultados.

Eles começaram a construção de listas e o desenvolvimento de um infoproduto.

Mas como eles conseguiram captar o interesse do público-alvo?

As conferências, que antes eram ao vivo, agora poderiam ser realizadas na internet, com o formato de um webnário. Isso era o suficiente para fazer com que as pessoas se inscrevessem na lista.

E como a empresa ganhava dinheiro?

Simples: o conteúdo do webnário era disponibilizado de forma gratuita, pois o maior objetivo de Ruth é mudar o mundo. No entanto, as pessoas só têm acesso ao conteúdo gratuito se acompanharem a exibição ao vivo.

Para ter acesso às gravações é preciso assinar um plano vip, e essa é a fonte de renda da empresa.

Como é que isso dá certo?

Entregando valor ao público

Ruth diz que o valor que o conteúdo entregava para o público era o suficiente para atrair novos assinantes. Além disso, eles fizeram um belo trabalho na produção dos seus vídeos e textos de divulgação.

Para convidar pessoas a participar de um webnário ou evento ao vivo, por exemplo, eles criavam um conteúdo sobre o assunto que seria debatido.

Como tudo isso era feito de profissionais para profissionais, eles sabiam que tipo de conteúdo seria atraente e despertaria a curiosidade das pessoas. Bastava dar uma amostra e aprofundar a explicação durante o evento.

Além disso, mesmo as pessoas que acompanhavam a exibição gratuita ficavam com vontade de ganhar o acesso vip para poder rever as apresentações na hora que quisessem. Isso mostra o quão bom o produto é.

A ordem de divulgação era essa:

Email -> blog -> vídeo com assunto interessante -> evento

Em 2013, a empresa faturou na faixa dos 2 milhões de dólares. Ela conta com apenas 4 funcionários e vários estagiários (universitários)

Trabalhando pelo seu objetivo

Ruth disse que seu objetivo era mudar o mundo, e ela não fala isso da boca para fora. Sua empresa já ajudou diversas instituições de caridade de vários países.

Eles ajudaram a manter uma escola no Paquistão, construíram um poço na África, entre outras atividades.

Eles também convertem parte de sua receita em doações. Quando realizam alguma série de conteúdos no mesmo tema, uma instituição é escolhida para receber todos os lucros.

Além disso, eles realizam vendas especiais em dezembro, onde 50% dos lucros é destinado às instituições de caridade.

Ruth conta que sua empresa também faz trabalhos com soldados que sofrem traumas por conta da guerra, e que seu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível.

Recapitulando

Até mesmo uma organização que pertence a um nicho que não explora muito os conceitos do marketing digital pode se beneficiar dessas técnicas, gerando não só lucros para a empresa, mas sendo capaz de causar uma grande diferença na vida de pessoas de vários países.

Se você acha que não dá para investir em nichos que, aparentemente, não são tão chamativos, eu tenho um artigo bem interessante para te mostrar…

Nichos impossíveis de trabalhar com marketing digital (será?)

Quer outros exemplos, de setores diferentes, de pessoas que conseguiram atingir o mesmo resultado?

Saiba como um filme que foi lançado de graça para o público foi capaz de lucrar mais de 1 milhão de dólares

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...