O seu negócio tem muito a ganhar se você aprender a usar as melhores estratégias de marketing digital.
Ruth Buczynski, psicóloga norte-americana, conta como saiu dos consultórios e fundou uma empresa, que hoje ajuda diversos profissionais da medicina e pessoas que precisam de assistência psicológica.
“… não vai sair perfeito da primeira vez. É a habilidade de começar e constantemente melhorar o produto e o marketing que leva ao sucesso” – Ruth Buczynski – Presidenta do Instituto Nacional de Aplicações Clínicas de Medicina Comportamental
Marketing Digital e Psicologia – Ruth Buczynski
De que maneira posso usar conteúdos gratuitos?
É possível atrair clientes com esse tipo de conteúdo?
Depois de atuar por muitos anos como psicóloga em clínicas, Ruth decidiu fundar uma empresa para treinar profissionais de saúde.
Ruth é presidente e fundadora do Instituto Nacional para a Aplicação Clínica de Medicina Comportamental, e por isso era engajada na produção de congressos para atualizar os profissionais do segmento.
Ela fazia conferência em hotéis, reunindo médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros, do país inteiro, e até mesmo de outros países.
Tudo isso começou em 1998.
10 anos depois, em 2008, Ruth começou a aplicar técnicas de marketing digital em sua empresa, obtendo ótimos resultados.
Eles começaram a construção de listas e o desenvolvimento de um infoproduto.
Mas como eles conseguiram captar o interesse do público-alvo?
As conferências, que antes eram ao vivo, agora poderiam ser realizadas na internet, com o formato de um webnário. Isso era o suficiente para fazer com que as pessoas se inscrevessem na lista.
E como a empresa ganhava dinheiro?
Simples: o conteúdo do webnário era disponibilizado de forma gratuita, pois o maior objetivo de Ruth é mudar o mundo. No entanto, as pessoas só têm acesso ao conteúdo gratuito se acompanharem a exibição ao vivo.
Para ter acesso às gravações é preciso assinar um plano vip, e essa é a fonte de renda da empresa.
Como é que isso dá certo?
Ruth diz que o valor que o conteúdo entregava para o público era o suficiente para atrair novos assinantes. Além disso, eles fizeram um belo trabalho na produção dos seus vídeos e textos de divulgação.
Para convidar pessoas a participar de um webnário ou evento ao vivo, por exemplo, eles criavam um conteúdo sobre o assunto que seria debatido.
Como tudo isso era feito de profissionais para profissionais, eles sabiam que tipo de conteúdo seria atraente e despertaria a curiosidade das pessoas. Bastava dar uma amostra e aprofundar a explicação durante o evento.
Além disso, mesmo as pessoas que acompanhavam a exibição gratuita ficavam com vontade de ganhar o acesso vip para poder rever as apresentações na hora que quisessem. Isso mostra o quão bom o produto é.
A ordem de divulgação era essa:
Email -> blog -> vídeo com assunto interessante -> evento
Em 2013, a empresa faturou na faixa dos 2 milhões de dólares. Ela conta com apenas 4 funcionários e vários estagiários (universitários)
Ruth disse que seu objetivo era mudar o mundo, e ela não fala isso da boca para fora. Sua empresa já ajudou diversas instituições de caridade de vários países.
Eles ajudaram a manter uma escola no Paquistão, construíram um poço na África, entre outras atividades.
Eles também convertem parte de sua receita em doações. Quando realizam alguma série de conteúdos no mesmo tema, uma instituição é escolhida para receber todos os lucros.
Além disso, eles realizam vendas especiais em dezembro, onde 50% dos lucros é destinado às instituições de caridade.
Ruth conta que sua empresa também faz trabalhos com soldados que sofrem traumas por conta da guerra, e que seu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possível.
Até mesmo uma organização que pertence a um nicho que não explora muito os conceitos do marketing digital pode se beneficiar dessas técnicas, gerando não só lucros para a empresa, mas sendo capaz de causar uma grande diferença na vida de pessoas de vários países.
Se você acha que não dá para investir em nichos que, aparentemente, não são tão chamativos, eu tenho um artigo bem interessante para te mostrar…
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