como começar zero negócio digital

Entrevistas, Marketing Digital

Licenciando produtos para começar do zero (Vamos começar?)

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Se você quer começar um negócio e não tem um produto, qual é a melhor maneira de iniciar? Bem, existe mais de uma, e hoje vamos abordar uma delas. O entrevistado é Kristof Lindner, um alemão que licenciou um produto americano na Alemanha e que hoje tem negócios milionários.


“Parece simples, mas não deixe que isso te engane…” – Kristof Lindner

Nesta entrevista

– O que fazer para vender bem um produto licenciado?
– Como fazer o seu negócio evoluir a partir disso

A transformação de vida

Kristof trabalhava como químico em uma empresa, mas tudo mudou quando ele encontrou o livro Double Your Dating (Duplique seus encontros), escrito por Eben Page, um grande nome do marketing digital americano que já faturou mais de 29 milhões de dólares com infoprodutos.

No entanto, Kristof mostrou um pouco de resistência no ato da compra. Tudo era feito através de uma página de captura, onde ele precisava inserir o email e depois dar os dados para efetuar o pagamento. Aquilo não era comum na Alemanha, pelo menos não em 2006, mas ele resolveu dar um voto de confiança.

Na época, o livro provocou uma grande mudança na mentalidade de Kristof, que ficou deslumbrado com o material, e acabou pensando: “Eu poderia trazer isso para a alemanha, em alemão”.

Ele resolveu entrar em contato com Eban, que disse que ele nem mesmo precisaria licenciar o livro. “Pode traduzir e publicar. Se der certo a gente faz um contrato”.

Apostando no novo modelo de vendas

Kristof conta que levou 6 meses planejando o seu negócio, que envolveu os trabalhos de tradução e montagem do site.

Logo depois do primeiro dia de abertura do site Kristof estava em uma viagem de negócios pela empresa que trabalhava e, diretamente do hotel, viu que havia vendido dois produtos.

O lucro? 40 Euros. Na mesma hora ele pensou: nossa, não fiz nada e ganhei dinheiro! Contudo, não demorou muito para ele perceber que aqueles 40 euros eram frutos de 6 meses de trabalho, e isso o deixou preocupado. Ele sabia que precisava se dedicar e fazer algo.

Você não sabe como as coisas funcionam por trás dos bastidores

Kristof diz que cometeu um erro muito comum: ele achou que poderia melhorar alguns aspectos do produto e de sua divulgação.

E por que “melhorar” é um erro?

Simples: muitos detalhes que você acha que não estão bons são, muitas vezes, o diferencial que faz aquele produto vender bem. Você não está nos bastidores para saber o motivo de cada escolha feita na montagem do produto ou de sua página de captura, por isso, se você está licenciando algo, a melhor coisa a fazer é não modificar.

Na entrevista vocês podem ver que eu fiquei muito feliz quando Kristof disse que percebeu que esse papo de adaptar o produto ao mercado não pode ser levado longe demais. Somos todos seres humanos, e os gatilhos mentais vão funcionar em todos, não importa se você é brasileiro, alemão, japonês…

Quer uma prova? Pois vou te mostrar 3!

Eu uso nos meus negócios a técnica da Fórmula de Lançamento, criada por Jeff Walker, um americano. Mas eu não sou a única pessoa que faz isso. Veja aqui 3 diferentes empreendedores, que atuam em setores distintos, e em países com culturas completamente diferentes, que estão utilizando a mesma técnica:

Nobuji Kanai – Japão
David Jay – França
Andrei Parabellum – Rússia

Aprendendo a vender o produto

Kristof percebeu que era melhor voltar ao método original de venda, e isso acabou trazendo bons resultados.

Com isso, ele viu que o ideal era não falar muito sobre o produto, e sim sobre o resultado que ele causava, a transformação que a pessoa iria sofrer, e como ela iria se sentir depois disso.

Ele também resolveu investir em outros produtos, seguindo agora para o ramo de fitness em 2009.

Com a ajuda de um grande afiliado, seu novo produto conseguiu vender, durante 7 dias, 1100 unidades DIÁRIAS. Isso dava em torno de 35 mil dólares por dia…

Em 2012, uma das empresas de Kristof, que agora possui 2, conseguiu mais de 3,5 milhões de euros em vendas. E tudo isso com infoprodutos.

Dicas de Kristof Lindner

– Não pense que você vai trabalhar com algo que dê muito dinheiro e depois disso nunca mais precisará trabalhar na vida. Foque em ganhar uma quantia fixa por mês ou semana, e se torne mestre nisso. Depois disso, aprenda a duplicar essa quantia, e faça isso sempre.

50, 100, 200, 400…

– Crie produtos que tenham valor para as pessoas. Sua intenção não deve ser criar um produto de 10 reais e vendê-lo por 1000. Um produto que vale 1000 pode ser vendido por 100, pois isso mostra que você está entregando muito mais do que o prometido para o seu cliente, e ele ficará contente em fazer negócios com você.

Isso também faz parte do overdelivering.

– Se você não tem um produto, começar como afiliado é uma boa opção. Se você tem, entre em contato com pessoas que possuem uma lista de email compatível com o que você está vendendo, e faça um acordo:

Se ela conseguir gerar vendas, 75% do lucro fica com ela.

Mas por que uma parcela tão alta?

Dessa forma elas se esforçarão na divulgação do seu produto, e você ainda garante que elas prefiram fazer a sua divulgação, e não a dos seus verdadeiros concorrentes.

Recapitulando

– Você pode começar do zero como afiliado, criando um produto, ou licenciando o produto de um terceiro

– É preciso encarar o seu negócio como algo sério, que demanda trabalho para que o dinheiro entre

– Você não conhece os bastidores daquela pessoa que está fazendo sucesso. Siga à risca as orientações delas e não tente melhorar algo que você está licenciando.

– As técnicas eficazes funcionam com todos, independente da cultura. Brasileiros, japoneses, russos…

Se você não viu as entrevistas que sugeri mais acima, aconselho que veja pelo menos a do Andrei Parabellum. Ele é um russo que possui um recorde no Guinness Book relacionado ao marketing digital…

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