Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

Empreendedorismo – Saiba o Caminho Para Sair da Crise

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Quando existe uma escuridão tem gente que reclama e tem gente que acende vela.

Em outras palavras, quando a crise chega existem dois caminhos para seguir: lamentar ou enfrentar.

Empreendedor que acende vela prospera

Quando a economia vai bem, as chances de os negócios darem certo e terem muitos clientes é grande. Sendo assim, em momentos de crise o empreendedor tende a não saber lidar com a situação.

A grande sacada é saber escolher o caminho.

Você vai reclamar ou vai acender vela?

empreendedorismo_saiba_o_caminho_para_sair_da_crise02

O papel do empreendedor neste momento é procurar uma solução para reverter o quadro.

Nesse processo de crise e reclamação muitos negócios vão a falência.

Quando ela se instala somente os negócios que estão com o marketing otimizado, os processos de conversão potencializados e o processo de entrega em bom funcionamento sobrevivem.

É aquela velha história: quando a maré baixa é que a gente vê quem está de calça curta.

Depois que a crise acabar, a maré vai varrer o empreendedor que não está preparado, que não está investindo em educação, que não está procurando melhorar os processos de marketing, a satisfação do cliente e a melhora do produto.

Por isso, a chave para sobreviver a uma crise é: trabalhar mais e não se entregar às lamentações.

 

Pequeno empreendedor deve se manter confiante

Se você é um pequeno empreendedor deve estar pensando que só os grandes negócios tem chances de vencer uma crise.

Esse deve ser o primeiro pensamento a ser evitado.

A função número 1, independente de ser um pequeno empreendedor ou grande, é defender e proteger a própria confiança.

Se normalmente você como pequeno empreendedor já tem que tomar muitas decisões, na época da crise essa responsabilidade fica ainda maior, porque você tem que manter o seu negócio.

Então, quando a crise chegar, se você perder a confiança vai tender a tomar as decisões erradas.

empreendedorismo_saiba_o_caminho_para_sair_da_crise03

Imagine que o médico da sua família está com a confiança abalada, por um motivo ou outro, e seu filho tem que fazer uma operação. Você deixaria ele operar seu filho?

Assim também são os negócios. Você não pode fazer operações de risco e tomar decisões de risco sem confiança.

Quando a crise chegar você, como pequeno empreendedor, deve lembrar disso.

Se a sua confiança ficar abalada, você deve recuperá-la a 100% para agir, porque um empreendedor não tem o privilégio de poder operar o negócio sem confiança.

 

Empreendedor digital – Use publicações na internet a seu favor

Até aqui você já sabe que quando a crise chega você deve estar com todos os processos otimizados e não deve perder a confiança.

Mas você já pensou em usar a internet a seu favor?

Publicar conteúdo relevante online pode atrair muita gente para o seu negócio.

Se você ainda não é um empreendedor digital uma boa saída durante a crise é trazer o seu negócio para a internet. Além de expandir a possibilidade de acesso aos seus produtos, você pode usar o marketing de conteúdo para atrair ainda mais clientes.

E se você já é um empreendedor digital mas não usa essa técnica, a hora de começar é agora.

O avanço da internet, as mídias sociais – YouTube, Facebook, Twitter – e os próprios blogs, tornaram todas as pessoas potenciais publicadores sem ter que investir muito dinheiro.

Criar uma página no Facebook, um blog, um canal no YouTube e publicar conteúdo relevante para o público atrai audiência e cria autoridade.

Mas atenção: não pode ser qualquer publicação, ela deve ter valor para sua audiência.

empreendedorismo_saiba_o_caminho_para_sair_da_crise04

Publicação é uma das ferramentas mais poderosas da internet. Elas podem aumentar muito os seus resultados.

Se você publica com consistência as pessoas vão te ver com autoridade e quando chegar a hora de você fazer uma venda será muito mais fácil.

A autoridade é um dos gatilhos mentais que você pode usar para alavancar o seu negócio. Se você quiser conhecer outros gatilhos que fazem com que as pessoas prestem atenção e tomem ação, se inscreva e participe  do 7º Workshop Gratuito da Fórmula de Lançamento.

QUERO PARTICIPAR DESSE WORKSHOP

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...