Investir o varejo online é sempre uma boa opção para quem deseja se tornar um excelente empreendedor digital. Esta modalidade de negócio permite que o empreendedor foque em um público de nicho, reduzindo os investimentos iniciais e alavancando seu faturamento. Ao usar algumas técnicas de vendas no varejo específicas para o público segmentado, o empreendedor digital poderá aumentar as margens de lucro do seu negócio.
Com esta peculiaridade, o empreendedor precisa conhecer muito bem o seu público-alvo para atendê-lo de maneira tão eficaz que o surpreenda, uma vez que a chave para ter sucesso com este tipo de empreendimento é a fidelização dos clientes.
E é aí que as dúvidas persistem: Como encantar os clientes para vender mais? O que fazer para evitar o abandono do carrinho de compras na minha loja online?
Pensando nisso, conseguimos perceber o quanto é importante criar uma estratégia de vendas específica, com foco na conquista e fidelização do público. Usando as técnicas de venda no varejo que listei especialmente para você, empreendedor digital que quer criar uma forma eficiente de se comunicar com o público e assim fazer a sua loja online deslanchar, será possível conquistar a liderança do seu nicho de mercado em pouco tempo.
Você precisa entender muito bem o seu público-alvo para conseguir prever quais serão os seus desejos, necessidades, hábitos de consumo e etc. Se você fizer a lição de casa direitinho, poderá prever onde o seu cliente estará e o que ele procura na web todo o ano e pode aproveitar eventos e ocasiões especiais para conquistá-lo.
Suponhamos que o seu negócio é uma loja virtual especializada em quadrinhos. Você sabe, por exemplo, quais filmes são os mais aguardados pelo seu público, certo? Também sabe quais são os eventos e convenções que os seus clientes costumam frequentar. Aproveite estas ocasiões para anunciar produtos relacionados ao evento e crie campanhas especiais para cada segmento.
Outra alternativa é participar dos eventos em si, mas mesmo que a sua empresa não tenha o budget necessário para isso é possível aproveitar o buzz em torno do assunto e aumentar o seu número de clientes. A chave aqui é ser criativo e focado.
Muitas vezes, os clientes compram produtos online que têm prazo de validade, ou que precisam ser repostos com alguma frequência. Se este é o caso do seu ecommerce, você aumentará expressivamente o número de vendas facilitando a reposição destes produtos.
Voltando ao caso da loja de quadrinhos, é possível monitorar quais revistas o seu cliente já comprou e avisá-los por e-mail quando um novo exemplar tiver sido lançado, ou ainda mostrar opções de produtos com temas relacionados aos que ele já lê.
Para ter sucesso com esta estratégia é preciso investir em um bom programa de automação de marketing e programas de fidelização, onde seja possível registrar as compras do consumidor e oferecer vantagens pela fidelidade. Você verá a diferença que isso gera no seu resultado a longo prazo.
Quantas vezes você já percebeu que o cliente navega pelo site, seleciona os produtos, mas na hora de fechar a compra, eles desistem? Aposto que foram muitas, não é mesmo? Mas existem maneiras de evitar a dispersão dos clientes e aumentar as vendas.
Uma delas é transformar a sua página de carrinho em uma landing page com poucas informações. Oculte os menus não essenciais e deixe toda a informação necessária para o pagamento em um só lugar. Desta maneira o seu cliente ficará totalmente focado no fechamento da compra.
Já outra possibilidade é investir na automação de um pop-up que estimule o comprador a ficar na página, seja oferecendo um código de desconto especial, ou mostrando novas opções para ele.
Clientes gostam de novidades, mas elas devem ser minimamente relacionadas com aquilo que eles já consomem. Conhecendo bem o seu cliente e investigando seus hábitos de compra, você será capaz de entender em quais outros tipos de produto eles possam desejar.
A nossa loja virtual de quadrinhos pode começar investindo em filmes, action figures, roupas e acessórios relacionados com a cultura pop. Desta forma poderá oferecer uma solução completa para o entretenimento dos seus clientes e gerar a tão desejada fidelização deles.
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