O planejamento de marketing digital é uma etapa importante para qualquer pessoa que queira empreender. Para os negócios digitais não é diferente.
Mesmo assim muitos empreendedores ainda pecam por negligenciar esta etapa do marketing e já iniciam seus projetos com campanhas menos estruturadas, o que impacta diretamente os resultados, reduzindo as possibilidades de ganho, muitas vezes de maneira drástica.
Criar um bom planejamento de marketing digital traz alguns benefícios interessantes para o seu negócio. Abaixo listei 4 deles.
Todo planejamento de marketing necessita de uma boa pesquisa sobre o público e esta é uma boa oportunidade para se aproximar dele. E quanto mais você fizer este movimento, de ir até o seu público e estuda-lo, mais íntimo de suas necessidades, angústias e problemas você estará.
Esta proximidade permite que as suas ações sejam cada vez mais precisas e eficazes, aumentando o interesse das pessoas sobre o seu produto e a satisfação dos seus clientes.
Outra etapa de um bom planejamento de marketing digital é a verificação das ações anteriores. Ela é especificamente benéfica para que você veja quais foram os seus erros e acertos e possa reformular as suas ideias, evitando assim a perda de dinheiro por continuar investindo em fórmulas que não funcionam.
Deste modo você poderá alocar os recursos de uma forma estratégica, mais benéfica para o seu negócio, e aumentar a performance das suas campanhas de marketing.
No livro ‘Alice no País das Maravilhas’ há um diálogo entre o Gato de Cheshire e a menina em que ela pede ajuda para identificar um caminho. Ele pergunta para ela onde deseja ir e a menina responde: pouco me importa o destino. Diante desta resposta, o gato responde sabiamente e diz que se ela não sabe aonde ir, qualquer caminho serve.
A mesma máxima vale para quem não investe no planejamento de marketing digital. Se você não sabe quais são os objetivos de uma determinada campanha, absolutamente qualquer ação é válida, não é mesmo? O problema é que uma ação sem objetivos irá trazer resultados que podem ou não ser relevantes para o seu negócio. É uma loteria.
Parar para fazer um planejamento permite que você pense em quais objetivos deseja conquistar e assim possa traçar uma estratégia coesa, identificando quais serão as ações necessárias para atingi-los.
Por último, só um bom plano de ação irá permitir que você estabeleça um cronograma de trabalho. Ter as suas tarefas bem definidas ao longo do tempo irá melhorar a sua disciplina e a sua produtividade, permitindo que você faça mais em menos tempo. Uma baita evolução rumo ao equilíbrio entre trabalho e os outros aspectos da vida, não é mesmo?
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...