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Marketing Digital

7 pilares fundamentais para fazer a sua estratégia de vendas funcionar

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Elaborar uma estratégia de vendas eficaz é a principal preocupação de qualquer empreendedor que deseja ver o seu negócio crescer, não é mesmo?

Qualquer estratégia de sucesso é baseada em 7 pilares básicos que devem ser observados com cuidado pelo empreendedor ou seus gestores, confira.

Atenção na hora de formar a equipe

Criar a sua própria equipe de vendas é uma das tarefas mais importantes que você terá ao ver o seu negócio crescer. Recrutar bons profissionais é uma atividade cara e trabalhosa, por isso você deve planejar o seu orçamento com bastante critério. Lembre-se que será necessário anunciar as vagas, entrevistar pessoas, fazer testes, contratá-las e treiná-las antes que elas comecem a trazer retorno para os seus investimentos.

Você deve adequar a forma como realizará o recrutamento às suas expectativas sobre os profissionais e também à estrutura da sua empresa. Seja anunciando online, usando empresas especializadas em recrutamento ou buscando vendedores na concorrência, você deve ter em mente, de maneira muito clara, qual é a sua estratégia de vendas e como espera executá-la. Só assim poderá oferecer uma perspectiva real aos seus funcionários, evitando uma rotatividade alta logo no início da equipe.

Trace metas e objetivos com cuidado

Outro pilar fundamental de qualquer estratégia de vendas é a construção de metas e objetivos. Eles são importantes instrumentos não só para definir para onde a empresa deve caminhar, como também para motivar a sua equipe de vendas.

As suas metas devem ser específicas e mensuráveis: devem mostrar aos vendedores quais são os valores específicos de faturamento que se espera de cada um deles e o prazo para conseguir. Também é muito importante que as metas sejam alcançáveis, ao mesmo tempo que apresentem um certo desafio. Deste modo você poderá manter a sua equipe motivada.

Aposte em técnicas de vendas adequadas

Não basta ter uma boa equipe e metas motivadoras e se esquecer de planejar as técnicas de vendas mais adequadas para o seu negócio. Elas irão variar conforme as personas do seu negócio, por isso é muito importante que você entenda muito bem o seu público-alvo e aprenda a se comunicar diretamente com ele, tornando o processo de vendas o mais natural possível.

Estimule atitudes positivas e o uso das habilidades

Fazer uma boa gestão dos conhecimentos, habilidades e atitudes da sua equipe é mais um pilar importante para o bom andamento do negócio. É sua função, como empreendedor, qualificar a equipe de vendas para que ela conheça profundamente o seu negócio, os seus clientes e o mercado em que a empresa atua, estimular as habilidades dos vendedores, fazendo com que eles cresçam (e ajudem a sua empresa a crescer também) e monitorar as suas atitudes, estimulando um comportamento ético, comprometido e focado, sempre visando o melhor desenvolvimento possível.

Motive os seus funcionários

Manter os funcionários altamente motivados é um dos aspectos mais desafiadores para qualquer empreendedor. É também um dos mais importantes na execução da sua estratégia de vendas, pois somente com uma equipe de vendas motivada você conseguirá bons resultados.

Gerenciamento da estratégia de vendas

Monitorar o desempenho da sua equipe e resolver as demandas é essencial para o bom funcionamento da empresa. Para fazer isso, o empreendedor deve apostar no uso de ferramentas adequadas para o gerenciamento das vendas e ir acompanhando os resultados do dia a dia, deste modo será mais fácil fazer ajustes e intervenções quando for necessário.

Monitore os resultados com eficiência

O resultado, positivo ou não, só será constatado adequadamente com as métricas e indicadores corretos. É preciso ter muita disciplina e cuidado para não deixar esta etapa do processo de vendas passar. É somente através do monitoramento dos resultados que você poderá observar se a sua estratégia de vendas foi eficaz ou não.

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