As incubadoras de empresas são órgãos ligados a institutos de pesquisa, universidades e esferas de governo, como prefeituras e governos estaduais, responsáveis pelo fomento e suporte a micro e pequenas empresas que possuam propostas inovadoras de negócio.
Existem dois tipos principais de incubadoras: as fechadas, onde as empresas incubadas devem se instalar fisicamente no ambiente da incubadora e, normalmente, são ligadas ao mesmo setor; e as abertas, que prestam assessoria às empresas sem abriga-las em suas instalações, aceitando empresas de diversos segmentos de mercado.
Os empreendedores contam com algumas vantagens ao participar de incubadoras de empresas. Entre as principais estão o suporte técnico e a possibilidade de networking. Ao entrar em uma incubadora, o empreendedor pode contar ainda com os seguintes benefícios:
Assessoria técnica: especialistas e mentores estão da incubadora ficam à disposição do empreendedor para ajudar com apoio no desenvolvimento de produtos, planos de marketing e vendas, entre outros aspectos técnicos da empresa.
Suporte para a formalização: as incubadoras ainda oferecem suporte para a formalização e registro do negócio.
Instalação física: Muitas incubadoras oferecem espaço físico para a instalação das empresas incubadas.
Assistência jurídica: outro benefício das incubadoras é a assistência para a elaboração de contratos, registro de marcas e patentes e outros aspectos jurídicos.
Networking: Entre as principais vantagens em instalar a sua microempresa em uma incubadora é a possibilidade de se aproximar de outras startups e pequenos negócios que podem ser bons parceiros para o desenvolvimento do negócio.
A maior parte das incubadoras de empresas possui algum processo seletivo para as empresas que desejam participar. O empreendedor deve ficar atento aos pré-requisitos das incubadoras para decidir onde se candidatar.
O primeiro passo é criar um plano de negócios que demonstre à incubadora qual é a ideia de inovação da sua empresa, quais são os recursos necessários para o funcionamento do seu negócio e os principais pontos para a realização do projeto.
Após esta etapa o empreendedor deve apresentar o seu plano de negócios ao processo seletivo da incubadora. Um conselho irá analisar a ideia de negócio e verificar se as necessidades iniciais de suporte da empresa poderão ser atendidas pelo processo de incubação.
Se tudo der certo, a sua empresa entra no programa de incubação, que pode durar até 33 meses, dependendo da incubadora, e já pode contar com a assessoria dos especialistas para funcionar.
A gestão do tempo e produtividade são conceitos muito presentes na nossa vida. Entender a sua importância e mudar alguns...
Você conhece o conceito de Custo de Aquisição? Ele é uma das métricas mais importantes para o Marketing, já que...
Um deles é alguém capaz de inovar processos de uma empresa, criar novos produtos e dar ideias fora da...