Quando um empreendedor busca parcerias, fornecedores e até adquirir uma nova companhia, devem saber o exato valor de seus negócios. Por isso é importante que ele aprenda como avaliar uma empresa com critérios objetivos e eficientes.
Avaliar corretamente a sua empresa também é importante para que você possa adequá-la ao fisco e para os casos em que deseja colocar o negócio à venda.
O controle preciso do valor do seu negócio é interessante também para que o empreendedor possa auditar as informações fornecidas pelo contador.
Separei os métodos mais usados para descobrir como avaliar uma empresa e dar ao empreendedor iniciante uma noção real do valor de seus negócios. Confira abaixo.
A primeira forma de avaliar o valor de mercado da sua empresa é fazendo o benchmarking. Analisando o valor das empresas que concorrem diretamente com a sua.
É importante que você use empresas que atuem no mesmo segmento de mercado do seu negócio. Possuir um portfólio de produtos parecidos com os da sua empresa também é importante. Assim, você conseguirá fazer uma avaliação mais próxima da realidade.
Fazer este tipo de avaliação é importante para que seja possível ter uma referência do mercado.
A análise do valor patrimonial de um negócio é baseada na soma de ativos de uma empresa.
Por este método são contabilizados todos os bens e direitos do negócio, ou seja, todos os valores que a empresa tem em seu caixa, imóveis, mobiliário, veículos, investimentos.
Até mesmo os valores que ela tem direito a receber, como receitas provenientes de parcelamentos e juros entram nesta conta.
Conhecer a lucratividade do seu negócio é importante para poder fazer uma projeção do futuro do seu negócio com base em dados reais.
Se os resultados forem positivos, fica mais fácil aumentar o valor mínimo de venda. Já se a empresa estiver passando por crises ou muito comprometida com empréstimos e financiamentos, este fator pode fazer o valor da sua empresa diminuir.
Deste modo, é importante conhecer a média de lucratividade do negócio, mas esse não deve ser nunca o único critério para avaliar uma empresa.
Este valor não faz tanta diferença para empresas pequenas e iniciantes. Contudo, à medida que o negócio se desenvolve, é importante verificar o valor da marca separadamente.
Não é incomum ver grandes empresas e multinacionais com valor de marca muito maior do que seu valor patrimonial. Exemplos não faltam: Apple e Coca-Cola possuem na marca o seu maior valor.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes formas e aprendeu como avaliar uma empresa, descubra novas sacadas de empreendedorismo seguindo a newsletter do Ignição Digital. Para assiná-la é só cadastrar o seu e-mail gratuitamente.
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