Sempre que converso com algum empreendedor iniciante sobre atração, retenção e aquisição de clientes me deparo com a seguinte dúvida: o que dá resultado? Em quais destas ações de marketing o empreendedor deve focar para obter o sucesso em seu negócio?
Antes de dar a resposta definitiva para estas perguntas, acho muito importante que você, empreendedor, conheça os princípios de cada uma destas ações de marketing e possa entender a influência de cada uma sobre o seu faturamento. Confira!
Quando falamos em atração de novos clientes muitos empreendedores entendem como a conquista de novos clientes para o seu negócio. Mas não é bem assim! A atração de clientes vai somente até a metade do caminho, quando você atinge uma parcela do seu público-alvo e a deixa interessada no seu conteúdo. As medidas de atração de clientes são os anúncios, links patrocinados, estratégias de SEO e marketing de conteúdo, por exemplo.
Mais complexa, a aquisição de clientes é um processo mais completo, que prevê a atração dos clientes, mas também a nutrição do relacionamento dos leads até o momento da conversão de venda. Por ser completa, é através da aquisição de clientes que podemos definir qual é o custo destinado à conquista de novos consumidores para a sua marca
Adquirir novos clientes é fundamental, mas somente com isso é muito difícil que a sua empresa possa obter uma sustentabilidade a longo prazo. Reter os clientes é tão importante quanto prospectá-los.
Uma empresa com pouca ou nenhuma retenção de clientes demonstra que não está satisfazendo o seu público e precisa de ajustes. Seja na forma de apresentação do seu produto, na entrega da solução ou até mesmo no atendimento. A falta de retenção demonstra que há algum problema na solução apresentada pelo seu negócio.
Com isso, o custo de aquisição de clientes tende a aumentar, pois é preciso que a empresa aumente o valor gasto pelo cliente para compensar a falta de retorno à marca, prejudicando a sua competitividade no mercado.
Para conquistar um sucesso duradouro é preciso que a sua empresa tenha estes três fatores muito bem equilibrados. Os investimentos em atração e aquisição de clientes são mais importantes no início dos negócios, já que é preciso conquistar o próprio espaço no mercado. Contudo, a partir do momento que a sua empresa possui o primeiro cliente, é necessário investir na retenção.
Gostou dessa dica? Então assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos sobre empreendedorismo digital diretamente na sua caixa de e-mails.
Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...
2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...
Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...