Não, eu não irei falar sobre a psicologia das cores aplicada ao marketing. Hoje você vai aprender sobre uma técnica de marketing voltada a natureza, o marketing verde, também conhecido como marketing ambiental. Saiba mais a seguir.
Aqui no Ignição Digital eu já falei sobre a Gestão Ambiental através da ISO 14000. Mas hoje o tema será diferente, você conhecerá uma vertente muito específica dessa gestão, conhecida como marketing verde.
O marketing verde foi definido por Kotler como “um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”.
Mas esse conceito vai muito além de apenas colocar produtos ambientalmente responsáveis no mercado, segundo a AMA (American Marketing Association), o marketing verde é um estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, esgotamento de energia e recursos não renováveis.
Ou seja, o marketing verde condiz como a empresa se porta em questões ambientais, seja por meio de sua imagem institucional, produtos e serviços que entrega, meios para conquistar o cliente, eficiência energética, enfim, tudo o que diz respeito a empresa e ao meio ambiente, sendo entregue em uma imagem de consciência ambiental ao mercado. Entendeu o conceito?
Após a revolução industrial nossas capacidades de produção aumentaram estrondosamente, mas não só isso, a população também cresceu em níveis gigantescos.
Em contrapartida, durante anos, o homem explorou o meio ambiente sem nenhuma preocupação na degradação dele, sendo que agora estamos tentando recuperar o tempo perdido.
O marketing verde se faz necessário para posicionar as empresas em relação a gestão ambiental. Seja por meio de apoio a causas ambientais, entregando produtos que não agridam a natureza, reciclagem, serviços que não interfiram no meio ambiente, entre tantas outras ações.
O marketing verde diferencia empresas preocupadas e não preocupadas com o meio ambiente, sendo um grande diferencial para o mercado atual.
Devido a degradação ambiental ocorrida nos últimos anos, a atenção do público tem se voltado para questões implícitas em relação a natureza.
Empresas que não protegem o planeta são vistas como ruins, independentemente da qualidade do produto ou serviço.
Por isso, uma imagem positiva em relação a gestão ambiental não só pode atrair novos públicos como deve obter um posicionamento positivo para sua marca.
Não só isso, a gestão ambiental é um tema em alta para o futuro, e empresas que não estão de acordo podem sofrer graves consequências.
Entendeu como o marketing verde ou marketing ambiental é importante e pode alavancar o seu negócio?
Caso tenha mais alguma dúvida deixe nos comentários. Aproveite e assine nossa newsletter gratuitamente, basta se cadastrar no campo destacado da página.
Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...
2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...
Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...