Se você já aposta no marketing digital para alavancar o seu negócio, já conhece a importância das métricas e dos indicadores de desempenho para medir a efetividade das suas campanhas. Contudo o Google lançou uma novidade que você pode não conhecer: o Youtube Analytics, uma ferramenta que permite a análise de performance dos vídeos que você coloca na rede social.
Esta ferramenta analisa aspectos como a quantidade de visualizações de cada vídeo, o tempo médio que a sua audiência passou assistindo ao seu canal, quais vídeos chamaram a atenção do público e quais foram mais compartilhados.
Também é possível descobrir dados valiosos sobre a sua audiência, como o local onde eles estão, em que tipo de dispositivo assistem os seus vídeos, o que eles mais gostam de assistir, entre outras informações preciosas que podem te ajudar a entender o comportamento da sua audiência na web.
Você pode usar os dados fornecidos pelo Youtube Analytics de diversas maneiras para melhorar a sua estratégia de marketing digital. Uma das principais maneiras de conquistar esse objetivo é fazer uma análise detalhada dos dados apresentados pela ferramenta. Você pode descobrir, por exemplo, que os usuários inscritos no seu canal do Youtube são, em sua maioria, de uma cidade diferente da sua e, com isso estabelecer estratégias para atingir este público.
Outra forma de estabelecer estratégias é comparando a performance de diferentes vídeos, com o objetivo de identificar quais são os tipos de conteúdo que geram mais engajamento, e que atraem mais inscrições para o seu canal e, assim, criar uma linha editorial voltada para os conteúdos de mais sucesso.
Uma das funções mais úteis do Youtube Analytics é a análise de origem do tráfego. Com ela é possível descobrir como as pessoas chegaram até o seu canal do Youtube, se foi através de um vídeo relacionado, de uma pesquisa no Google ou através de um link de redes sociais. Desta forma, fica muito mais fácil entender quais campanhas de divulgação podem produzir mais resultados e atrair novos seguidores para o seu canal.
Este recurso é especialmente importante para quem usa o Youtube como um meio de monetizar o seu negócio, pois é possível identificar melhores formas de atingir a sua audiência e faturar mais com os anúncios.
Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter para saber mais. Basta cadastrar o seu e-mail gratuitamente para receber as novidades.
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...