7 Ferramentas do Marketing Que Você Precisa Adotar Para Sua Empresa

Estratégias de Marketing

7 Ferramentas do Marketing Que Você Precisa Adotar Para Sua Empresa

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Olá leitores, aqui no Ignição Digital eu frequentemente apresento para vocês algumas ferramentas essenciais para o seu negócio. Eu já escrevi sobre ferramentas de marketing digital, ferramentas de gestão e hoje apresentarei 7 ferramentas do marketing para alavancar sua empresa!

1) Plano de Marketing

Imagine o piloto de um avião comercial alçando vôo em um aeroporto, sem destino definido, querendo apenas “alcançar o céu”, deixando os passageiros a mercê do destino. Muitos empreendedores investem suas verbas de marketing assim, sem planejar o seu destino, muito menos o caminho a ser percorrido. Arriscado, não é?

Por isso, a primeira e uma das principais ferramentas do marketing é realizar um excelente plano de marketing, detalhado, completo, identificando oportunidades e ameaças do caminho.

2) CRO

CRO (Conversion Rate Optimization), em português Otimização de Conversão, é um conjunto de ações para melhorar a performance do seu investimento digital!

Planejar onde sua verba será investida é muito importante, não é? Contudo, mais importante do que isso é identificar a performance e remanejar o investimento, sempre que necessário, com o intuito de maximizar o seu resultado.

3) CRM

CRM (Customer Relationship Management), é o conjunto de processos de marketing voltado ao cliente, em busca que conquistá-lo, estimular vendas e promover a fidelidade para o seu negócio.

O processo trata-se de coletar dados do cliente, armazenar esses dados e cruzá-los sempre que necessário, facilitando a abordagem, a comunicação, promoção, etc.

4) Promoções

Você está com um estoque acumulado devido a baixa das vendas? Precisa trocar a linha de produtos? Quer atrair novos consumidores para o seu negócio? Que tal baixar sua margem de lucro e investir em promoções?

As promoções podem ser a solução para aumentar suas vendas e chamar clientes para dentro do seu negócio, sendo uma excelente oportunidade para vender outros produtos e serviços. Entendeu?

A promoção é uma das ferramentas do marketing mais antigas e tradicionais, contudo ela nunca sai de moda e sempre pode melhorar os seus resultados!

5) Relacionamento com cliente

Muitas vezes o cliente não compra de você por apenas um fator: ele esqueceu da sua marca. Por exemplo, uma oficina mecânica não atende o mesmo cliente com frequência, pois o carro não quebra todos os meses.

Porém, para a marca nunca ser esquecida é necessário manter um relacionamento saudável com o cliente, por meio de e-mail marketing, ligações, conteúdos em redes sociais, entre milhares de outras maneiras.

6) Análise SWOT

Assim como salientamos na primeira ferramenta, analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das estratégias de marketing da empresa é extremamente importante, para isso existe uma análise super eficiente para facilitar o seu trabalho, a análise SWOT.

7) Redes sociais

Elas são voltadas ao entretenimento do público, mas para os empreendedores elas são verdadeiras ferramentas do marketing para pulverizar a comunicação e se relacionar com os atuais e futuros clientes.

Use e abuse de Facebook, Snapchat, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Blogs, Pinterest, entre muitas outras, mas atenção: identifique primeiro onde está o seu público-alvo e qual rede social mais adere a comunicação da sua marca.

Se você gostou desta lista, provavelmente irá se interessar por estas sugestões de ferramentas de marketing digital para o seu dia a dia.

Gostou do nosso artigo com as 7 ferramentas do marketing? Implemente essas e outras ferramentas em conjunto para o seu negócio e veja os seus resultados decolarem! Aproveite e assine nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse!

Artigos Relacionados

Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

O Que é Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...

tendencias-de-marketing-para-2021

Quais São as Tendências de Marketing Para 2021

2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...

cinco técnicas de marketing para atrair clientes para o seu negócio digital

8 Técnicas de Marketing Para Atrair Clientes

Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...