análise de SEO

Marketing Digital

7 Ferramentas Para Fazer Uma Análise De SEO

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Há alguns dias, eu mostrei 5 ferramentas de SEO para iniciantes essenciais para melhorar o seu negócio on-line. O trabalho de SEO inicia com alguns elementos fundamentais que estão presentes no domínio do site e na página em si, onde está de fato o conteúdo. É por isso que hoje eu trouxe 7 ferramentas para fazer uma análise de SEO que deixarão essa tarefa muito mais simples. Confira!

1. Google Analytics

Fundamental na estratégia do Marketing Digital, o Google Analytics é uma das melhores e mais robustas ferramentas do mercado. No Brasil, ela possui versão gratuita e reúne uma grande quantidade de dados detalhados e de bastante qualidade. Com o Google Analytics, você pode saber quem são os seus visitantes, de onde eles vêm, recebimento de relatórios avançados, além de acompanhamento de leads, fluxo e funil de metas, API de exportação, tráfico orgânico e assim por diante.

2. Woorank

Um dos fatores para ficar bem posicionado no Google é trabalhando a codificação do site, chamada também de “On-page”. Por isso, a ferramenta Woorank pode te ajudar. Basta inserir o site na ferramenta e ela fará toda a análise da codificação, além disso, ela dá uma nota e um plano de ação para a página. Dentro do próprio relatório, a ferramenta dá varias dicas sobre a importância do item e como você pode corrigir e melhorar o desempenho do seu site.

3. Web Page Test

Uma das etapas de análise de SEO é testar a velocidade de carregamento do site. Para isso, destaco a ferramenta Web Page Test. Para receber o relatório, basta preencher algumas informações como browser, endereço do seu site e país que deseja simular esse teste. Após clicar em “avaliar”, a ferramenta disponibiliza diversas notas que avaliam os critérios de carregamento do site. Clicando sobre as notas, é possível ver itens que devem ser melhorados e corrigidos.

4. SEOptimer

Essa é uma ferramenta de SEO gratuita e investiga uma determinada URL e seus fatores. Depois, ela apresenta um resumo dos itens mais importantes em categorias: HTML Header, conteúdo do corpo, links internos e externos, arquivos adicionais, sinais sociais, cabeçalho HTTP e domínio do servidor.

5. Google Search Console

Complemento do Google Analytics, a ferramenta Search Console foca na otimização do site e palavras-chaves que são escolhidas por você. Ela fornece uma série de informações sobre sites e blogs. A interface é bem simples e isso facilita muito na vida de quem faz uso da ferramenta.

6. Ahrefs

Outro critério que deve ser analisado em SEO é o link building. Ganhar links em sites de terceiros é muito importante, mas esses links devem fazer sentido e devem estar relacionados com o assunto e tema do site. Mas, como descobrir se você está recebendo links bons? A ferramenta Ahrefs é paga, mas você pode fazer testes gratuitos. Para isso, basta informar o endereço do site e pedir a análise. Você receberá uma lista de links que você recebe de sites de terceiros, quantidade de domínios, histórico de como está o ganho de links e demais importantes informações.

7. SiteTrail

Essa ferramenta de análise de SEO faz um excelente trabalho que agrega informações de várias fontes de dados distintos. A ferramenta apresenta um relatório que resume todas as conclusões: análise de mídia social, SEO, visitor, tráfego, receita, conteúdo, ligação, hospedagem de análise, domínio, server, cor, DNS Registro e HTTP Header.

Espero que essas ferramentas te auxiliem na hora de fazer a análise de SEO do seu site. Se você gostou deste artigo, confira também o que falo sobre ferramentas de marketing digital que você pode utilizar.

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba diversos conteúdos que vão te ajudar no mundo do marketing digital.

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...