Conteúdo Para Blog

Estratégias de Marketing, Marketing Digital

Como Gerar Conteúdo Para Blog e Aumentar Sua Audiência!

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Cada vez mais inserido nas empresas, o Marketing de Conteúdo é usado principalmente para atrair audiência para o seu negócio. Recentemente eu falei sobre o que é um blog e como ele pode ajudar na sua estratégia digital. Hoje, eu vou falar sobre como gerar conteúdo para blog e aumentar a sua audiência. Acompanhe minhas sacadas!

Como criar conteúdo para blog?

Aspecto principal do blog, o conteúdo está presente em todas as etapas de comunicação com leads, desde a primeira vez que ele visitou o site até a fidelização e mensuração de resultados. Podemos afirmar que as informações dispostas no conteúdo são primordiais para decidir a permanência do cliente no site. Mas, como criar o conteúdo para blog? Antes de tudo, algumas perguntas são importantes e fazem parte da estratégia digital.

Primeiramente: com quem eu vou falar? Diferente do público-alvo, a persona possui todas as características do seu público, são mais detalhadas, específicas e facilitam na comunicação. Por isso, para acertar o tom de voz do conteúdo escrito e temas que serão abordados trace a persona do seu negócio.

Em seguida, entenda as dores da sua persona para transmitir o que ela deseja saber. Outro ponto que deve ser considerado é a pesquisa de palavras-chaves e frases que são digitadas no buscador relacionadas ao seu negócio. Todas essas informações servirão de base para a criação do conteúdo para blog.

Elabore a estratégia de conteúdo

A estratégia de conteúdo é essencial, pois ajuda na criação do conteúdo ideal para as pessoas ideais e no momento certo.

Se o conteúdo não for apropriado, não gerará interesse. Se não traçamos a persona, não conhecemos o nosso público e será impossível saber qual é o momento certo para oferecer conteúdos.

Quando a estratégia é criada, todos os aspectos referentes ao conteúdo devem ser considerados: tema, número de posts, frequência de postagem, títulos e divulgação.

Tema

Sobre o que eu vou falar? Quais são os assuntos que interessam a persona? Todos os temas devem ir ao encontro da persona para que ela leia algo útil, agradável e que valha a pena ser lido.

Número de posts

Posts diários, semanais ou mensais? Tudo vai depender da necessidade da persona. Inicie com posts semanais, e relacione-os com os posts seguintes de modo que haja a integração dos artigos e temas.

Frequência de postagem

Nessa parte, é preciso ter consistência. Agende um dia para fazer as publicações dos conteúdos para blog. Isso faz com que a persona crie uma rotina, sabendo que todo o dia tal terá um post novo.

Títulos

A partir dos temas os títulos são criados. Anote os principais temas que serão trabalhados e crie títulos atraentes, interessantes e relevantes.

Divulgação

Um bom modo de divulgar o conteúdo é usando as redes sociais, pois apenas publicá-lo e esperar que as pessoas visitem não é uma boa estratégia. Existem também outros canais como via de acesso, como a estratégia de SEO, identifique qual é o mais adequado para o seu negócio.

Uma última observação: preze sempre pela qualidade e não pela quantidade. De nada vai adiantar publicar artigos diários se não fizerem a diferença na vida de quem está lendo. Atraia, engaje e conquiste a sua persona para aumentar ainda mais a sua audiência!

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do marketing de conteúdo na estratégia do marketing digital? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades do mundo digital!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...