Mesmo em um período de recessão e crise, o mercado de e-commerces no Brasil continuou crescendo e demonstrou força nesse último ano. Acredite, ainda existe muito espaço para todos, mercados inexplorados e soluções que ainda serão criadas. Portanto, se você se interessou aprenda como criar uma loja virtual de qualidade, conhecendo os erros que você não deve cometer.
Um erro assassino de vendas em qualquer loja virtual (e também todos os outros tipos de sites), é não aplicar a responsividade nele! Como assim?
Primeiro, entenda que grande parte da navegação na web é feita através de smartphones e tablets, mas não só isso, grande parte de todo o tráfego é oriunda das redes sociais, onde prevalecem os celulares. Ficou claro?
Um site responsivo é adaptável para qualquer tela, ou seja, seu conteúdo fica perfeito em computadores com telas gigantes, notebooks, tablets e pequenos smartphones. Por isso, quando uma loja virtual não é responsiva ela perde milhares de visitantes, assassinando as vendas!
Imagine uma loja cheia de roupas com nenhum vendedor para te atender, ou ainda, um restaurante sem menu e garçom para explicar o cardápio da casa. Sua experiência no estabelecimento seria horrível, não é?
O mesmo acontece quando os usuários acessam uma loja virtual e não encontram uma excelente descrição dos produtos.
O principal ativo da sua loja são os produtos, logo a descrição deve ser rica, completa, sem deixar nenhuma margem para dúvidas ou confusões. Além disso é importante abrir um canal para dúvidas sobre este quesito!
Um dos quesitos mais importantes em como criar uma loja virtual é o investimento em SEO (Search Engine Optimization).
Infelizmente, muitos iniciantes no segmento de lojas virtuais não têm conhecimento técnico sobre o assunto, logo tentam baratear o projeto ao máximo e dispensam coisas muito importantes como o SEO.
Com ele, um profissional capacitado irá garantir que o seu site seja encontrado com facilidade nos buscadores, através de palavras-chave e estruturação do seu conteúdo. Bacana, não é?
A usabilidade é como o tempero na cozinha, em que você pode acertar e deixar o prato delicioso (ou errar e arruinar a comida). Entenda que o processo de pesquisa, compra e pagamento da sua loja virtual deve ser simples, prático e rápido, para que o visitante sinta-se confortável em comprar de você!
Por exemplo, da compra até a confirmação do pagamento devem haver poucas páginas, com processos intuitivos e bem sinalizados. Uma dica para você acertar é comprar de outras lojas virtuais e analisar o processo em cada uma delas.
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