Termo recorrente em qualquer texto ou bate papo sobre marketing digital, a geração de leads é um dos maiores desafios dentro do mercado competitivo. Mas, afinal, o que significa gerar leads? E o que fazer com eles? Vamos aprofundar este conhecimento? Então leia mais a seguir!
Antes de explicar o que significa gerar leads, é preciso saber o que é um lead. É fato que independentemente do segmento, para atingir o sucesso do negócio, conquistar o público é fundamental para gerar lucros. O lead, nada mais é do que a oportunidade que a empresa tem de fazer um negócio web.
Se você tem um site, por exemplo, e uma pessoa acessa esse site, a chamamos de visitante. Quando essa pessoa demonstra interesse pelo seu conteúdo, ela disponibiliza informações de dados pessoais como nome, e-mail e telefone. Sendo assim, essa pessoa é um lead, já que você tem uma oportunidade de fazer contato com ela, após ela ter demonstrado interesse no negócio e ter disponibilizado informações de contato.
Dentro do marketing digital, a geração de leads ocorre de acordo com cada estratégia. A mais comum é que a geração ocorra por meio de uma landing page – conhecida também como página de destino. Nela, a pessoa disponibiliza os dados pessoais e em troca recebe mais informações sobre o produto ou serviço. De modo geral, as empresas apostam em e-books, vídeos ou até mesmo em algum desconto ou promoção. Para que isso ocorra, é essencial que a landing page tenha um bom conteúdo, assim, o visitante não terá medo de depositar os dados pessoais e se interessará pelo o conteúdo ofertado.
A pessoa visitou o seu site, demonstrou interesse pelo conteúdo gerado e então disponibilizou dados de contato em troca de algum material rico contendo algo de seu interesse. O lead foi gerado, certo? Mas, e agora, o que fazer com ele? Muitas empresas se “perdem” nessa etapa, e isso é completamente normal, tendo em vista que nem todo lead gerado é qualificado. Por isso, traçar uma estratégia de geração de leads é essencial nessa etapa.
Nessa estratégia, é preciso saber a origem dos leads: de onde eles vêm? Por onde eles entraram antes de preencher o formulário? A resposta pode ser encontrada em diversas ferramentas e softwares de marketing digital específicos.
Depois de ter conseguido essa resposta, é hora de separar os leads, pois não são todos que têm potencial de compra, já que muitos acessam a página apenas por curiosidade. Os leads são classificados em qualificados e desqualificados. Para saber onde cada um se encaixa, basta fazer 2 ou 3 perguntas no próprio formulário.
É muito importante ser ágil, pois assim como o lead converteu em seu site, ele pode ter convertido em outros, já que tem claro interesse no seu produto/serviço. Por isso, é hora de nutrir o lead. A nutrição é a melhor forma de personalizar a comunicação da sua base de leads qualificados e fazer com que a sua empresa fique automaticamente conectada com os seus potenciais clientes.
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