Como Escolher a Plataforma Para e-commerce?

Marketing Digital

Como Escolher a Plataforma Para E-commerce?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Com cada vez mais opções disponíveis, não é nada fácil escolher uma plataforma para e-commerce, certo? Mas não precisa desesperar! Com esse artigo pretendo deixar o mais claro possível o que considero mais importante na hora de tomar essa decisão.

Pense em longo prazo!

Vamos começar do começo: a escolha da plataforma para e-commerce vai variar de acordo com os objetivos e expectativas específicos de cada negócio. Pode parecer óbvio, mas é importantíssimo que você entenda que tão relevante quanto saber suas prioridades é pensar  em longo prazo.

Para não se arrepender, o melhor que você pode fazer é procurar por uma plataforma que atenda às suas necessidades atuais e futuras. Pense comigo: e se sua empresa crescer exponencialmente nos próximos meses? E se a demanda subir muito? E nas datas comemorativas, será que a plataforma vai aguentar os acessos? É importante ver mais longe e, mais ainda, projetando sucesso!

Custo x Benefício

Para quem está começando ou tem uma loja virtual de pequeno porte, uma plataforma de baixo custo – ou até mesmo gratuita -, mais simples e intuitiva pode ser a melhor opção, mas não adianta pensar apenas com o bolso. Mais uma vez: meça suas prioridades e pense em longo prazo.

A melhor plataforma é aquela que atende às necessidades da sua empresa, por isso é importante organizar uma lista com as características mais importantes para o sucesso do seu negócio.

Dicas essenciais para a escolha da plataforma para e-commerce

Para ajudar ainda mais na hora da tomada de decisão, levantei algumas questões que considero importantíssimas e que devem ser levadas em conta na hora de escolher uma plataforma para e-commerce.

  • O custo cabe no orçamento?
  • A plataforma tem tradição/é reconhecida?
  • Como é a avaliação de quem usa ou já usou a plataforma?
  • Existe a possibilidade de customização da interface? E da estrutura HTML/CSS?
  • Como são as ferramentas de gestão/painel de controle?
  • São oferecidos relatórios gerenciais? Eles são personalizáveis?
  • Existem recursos de segurança como SSL e sistema antifraude?
  • Há estrutura para implementação de SEO?
  • O suporte técnico é eficiente? O atendimento atenderá às suas necessidades?
  • Existe integração com sistemas de banco e Correios?
  • São muitas as opções de pagamento oferecidas?
  • Há integração com redes sociais?
  • A plataforma é compatível com os principais navegadores? É responsiva?
  • Existe possibilidade de exportação de dados ao migrar para outra plataforma?

Se você souber pesar essas e outras variáveis que possam ser levantadas, as respostas vão formar a estrada de tijolos amarelos rumo à escolha mais acertada de plataforma para e-commerce. Tome todo o tempo necessário, porque essa decisão influencia diretamente nos seus resultados, podendo aumentar ou diminuir o ticket médio e a taxa de conversão da sua loja.

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