Por Que é Importante Ficar de Olho no Bounce Rate?

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Por Que é Importante Ficar de Olho no Bounce Rate?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

As empresas que possuem blogs ou sites estão sempre de olho no retorno das publicações entre os visitantes do site. E por mais que números frios não seja a única maneira de medir o “sucesso” de uma publicação, são eles os responsáveis para que os produtores de conteúdos tenham ideias valiosas sobre o trabalho e estratégia de marketing que foi traçada. E é aí que entra o Bounce Rate, ele é um dos indicadores do Google Analytics e auxilia a empresa entender o comportamento do usuário diante de seu site.

Conheça a definição de Bounce Rate

O Bounce Rate, também chamado de “taxa de rejeição”, é um número que expressa a porcentagem de quantos visitantes acessaram uma única página do seu site e em seguida saíram, sem continuar a navegação na próxima página. Sempre que isso ocorre, uma rejeição é contabilizada.

Se o seu Bounce Rate é de 20%, por exemplo, significa que 20 em cada 100 pessoas entraram no seu site, bateram o olho e foram embora. Como a maioria das pessoas ficou interessada, esse é um bom indicador.

Agora, se o seu Bounce Rate for de 90%, por exemplo, quer dizer que 90 em cada 100 pessoas que visitaram o seu site, olharam rápido e saíram. Esse é um indicador péssimo, pois a maioria dos visitantes demonstrou desinteresse pelo site/blog. Por que é preocupante? Veja a seguir.

Veja por que é fundamental ficar de olho no Bounce Rate

Acompanhar a taxa de rejeição faz com que a empresa tenha informações cruciais sobre a eficácia das ações do site, seja o download de um e-book, assinatura de newsletter ou até mesmo realização de compras, como é o caso do e-commerce. Sendo assim, quando a taxa de rejeição é alta, é hora de otimizar essas ações para aumentar a conversão.

Quando o tráfego vem do Google AdWords, a atenção deve ser redobrada, já que ela significa que o dinheiro está sendo desperdiçado em cliques e no aumento do Custo por Lead.  Ainda no Google AdWords, a alta taxa de rejeição diz respeito ao índice de qualidade dos anúncios.

Dicas para diminuir o Bounce Rate

No próprio Google Analytics é possível ter insights sobre como melhorar essa métrica. Vale a pena, por exemplo, identificar as páginas que têm maior Bounce Rate para compará-las com aquelas que contêm a métrica menor.

Vale ressaltar que a melhor maneira para trazer visitantes para as páginas de modo que eles fiquem mais tempo no site é oferecendo conteúdo de qualidade e com relevância para que os usuários comecem a interagir com a sua empresa.

E você? Entendeu a importância de ficar de olho no Bounce Rate? Deixe seu comentário sobre o assunto!

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