Entenda a Importância de Fazer a Curadoria de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Entenda a Importância de Fazer Curadoria de Conteúdo

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Curadoria de Conteúdo é um termo que vem sendo cada vez mais usado e comentado entre pessoas que trabalham com Comunicação. Se a sua empresa trabalha com marketing – se ainda não trabalha, está perdendo tempo! -, esse tema também é relevante para você. Quer entender por quê? Então vem comigo!

O que é Curadoria de Conteúdo?

Curadoria de Conteúdo é o processo de “peneirar” informações relevantes para a comunicação de uma empresa, marca ou afim. Vivendo na época que vivemos, a tal Era da Informação, o que não falta é conteúdo sendo compartilhado o tempo todo! É como se todo mundo estivesse falando o tempo todo, mas a maioria dessas coisas é dita online.

Esse fenômeno não é novo, vem crescendo desde o advento da internet, quando o que existia eram apenas fóruns e blogs, até os dias de hoje, com as várias mídias sociais que surgem e passam a fazer parte do nosso cotidiano. Com essa “democratização” da liberdade de expressão aconteceu também um “boom” na quantidade de conteúdo disponível online.

Fazer Curadoria de Conteúdo é extremamente relevante para filtrar o que é verídico, interessante e relevante para o seu público. Para isso é importante observar os seus avatares para entender os interesses e as dores deles. É interessante também perceber como esses conteúdos podem se encaixar nas crenças e nas estratégias de marketing da sua empresa.

Como fazer Curadoria de Conteúdo?

A especialista em Social Media Beth Kanter enunciou os três “S” da Curadoria dos Conteúdos:

Seek (Procurar)

Acompanhar fontes e conteúdos sobre a sua área. Isso pode ser feito com ajuda de algumas ferramentas como:

Redes sociais

Siga seus concorrentes e suas referências, assim você acompanha o que eles têm feito – e pode perceber o que tem dado certo, o que pode ser adaptado, etc.

Buzzsumo

Pesquise por palavras-chave e encontre conteúdos relevantes. Na versão gratuita você tem acesso a menos informações, mas ainda assim pode ser útil.

Feedly

Acompanhe praticamente em tempo real tudo o que é publicado pelos feeds que você escolher seguir. É uma ferramenta de RSS que ajuda a pesquisar e organizar um feed de notícias.

Sense (Contextualizar)

Aqui você dá sentido ao que achou. Adapte o conteúdo encontrado para a sua linguagem, o seu público.

Share (Compartilhar)

Escolha os canais onde você vai publicar o seu conteúdo e compartilhe.

A Curadoria de Conteúdo é bastante relevante para você se manter informado do que acontece dentro do universo da sua marca. Conhecendo bem o seu meio, você consegue produzir conteúdos relevantes, construindo interesse e valor à sua volta e conferindo autoridade à sua marca.

Gostou do artigo? Então se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este. É completamente gratuito e posso garantir que vai agregar muito conhecimento ao seu dia a dia!

Artigos Relacionados

Confira 5 Dicas De Como Escrever um Conteúdo de Qualidade

Confira 5 Dicas De Como Escrever um Conteúdo de Qualidade

Você sabe como escrever um conteúdo? Leia esse artigo para conferir as dicas.

Como Ser Youtuber? Veja as dicas!

Como Ser Youtuber? Confira as Dicas Para Montar Um Planejamento de Sucesso

Descubra os melhores truques de como ser youtuber! Veja as dicas eficazes para montar seu próprio planejamento e garantir que...

Saiba Como Fazer Uma Assinatura Digital e Torne Sua Rotina Mais Prática

Como Usar o Planejador de Palavras-Chave Para Criar Conteúdos Estratégicos?

Confira como usar o planejador de palavras-chave para garantir muito mais assertividade nas suas estratégias de marketing de conteúdo e...