Aprenda a Usar o Google Tag Manager

Marketing Digital

Aprenda a Usar o Google Tag Manager

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Quem nunca teve dificuldades ao instalar um pixel para fazer campanhas na mídia paga ou teve que adicionar um código de traqueamento no Google Analytics que atire a primeira pedra. A equipe de marketing, muitas vezes, depende dos profissionais de TI para adicionar esses tipos de códigos, o que torna o processo muito mais demorado. Com isso, nasceu o Google Tag Manager, ele promete a independência do pessoal de marketing do pessoal de TI. Aprenda a usar essa ferramenta a seguir.

Afinal, o que é o Google Tag Manager?

Ele é uma ferramenta do Google que serve para gerenciar todas as tags de monitoramento que serão inseridas no web site. Ele foi lançado em 2012 e antes de existir, era necessário incluir uma série de códigos fonte.

A proposta dessa ferramenta é revolucionar justamente esse ponto de dificuldade nos códigos e, com isso, é possível incluir apenas um script na página e as outras inclusões são feitas sem a necessidade de acessar o seu servidor.

Veja como o Google Tag Manager é usado

O primeiro passo para usar a ferramenta é criar uma conta no Google Tag Manager. O processo é bem simples e rápido, principalmente se você já tiver cadastro no Google Analytics.

Depois de fazer login, digite o nome da sua empresa e clique em continuar. Após criar a conta e ler os Termos de Serviços do Google Tag Manager, uma janela aparecerá com um código. Esse é o código base da ferramenta que deverá ser copiado e colado após a tag de aberturado seu site.

Google Analytics no Tag Manager

Para analisar o tráfego e o comportamento dos visitantes no site, é imprescindível instalar o Google Analytics. Para fazer isso dentro do Tag Manager, basta ir até o menu “tags” e, em seguida, clicar em “new”. Como o Google já sabe que muitas ferramentas, assim como o GA, fazem parte do arsenal do Marketing Digital, a maioria dessas ferramentas já está pré-configurada. Então, basta selecionar o GA dentre as opções e informar ao Tag Manager qual é o seu ID de domínio.

O último passo é escolher em quais páginas a tag irá rodar. Nesse caso, o Google Analytics será o escolhido por monitorar todo o domínio, então, basta clicar em “todas as páginas”. Prontinho! A tag já está instalada e para colocar para funcionar é só clicar em “publicar”.

Esse é o passo a passo básico de como usar o Google Tag Manager, mas existem outras funcionalidades para a ferramenta que serão assuntos para um próximo bate-papo. Aguardem e continuem acompanhando o portal!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...