Se você é um leitor fiel do Ignição Digital, sabe que já falei sobre SEO algumas vezes por aqui. Se não, seja bem-vindo! Para os que ainda não conhecem a sigla, SEO significa Search Engine Optimization, que em tradução livre fica “Otimização nos Motores de Busca”. Entenda: se você quer melhorar posição no Google, seja do site da empresa, de artigos, de categorias, enfim, não importa, o caminho é por SEO.
É bom começar dizendo que SEO não é tão simples como pode parecer. Trata-se de um conjunto de ações que conta com estudos, técnicas e métodos que envolvem estruturação do site, produção de conteúdos otimizados e muito mais. Os buscadores têm seus algoritmos que indexam (ou não) os sites, disponibilizando-os como resultados de busca.
Parece muito complexo, mas não precisa se desesperar! Eu estou aqui para dar 5 dicas básicas e essenciais para quem quer melhorar o posicionamento nos sites de busca.
Não adianta nada escrever sobre assuntos ou palavras-chave sobre as quais ninguém pesquisa. Para definir palavras-chave que realmente vão trazer visitas, pesquise o que seus concorrentes estão fazendo, verifique quais palavras têm atraído pessoas para o seu site e utilize ferramentas como o Keyword Planner.
O título, a URL e a meta description são exibidos nas páginas de resultados de busca e levados em consideração pelos mecanismos na hora de rankear os sites, por isso preste muita atenção a eles!
Utilize a palavra-chave em todos esses textos. No título é preferencial que a palavra-chave apareça no início; na URL, lembre-se de separar as palavras com hífens (-); e na meta description, dê uma ideia geral do conteúdo da página sem ultrapassar os 156 caracteres.
As heading tags deixam claro para os mecanismos de busca – e para o usuário – a hierarquização das informações na página do seu site. Elas são como subtítulos que destacam informações importantes dentro do texto.
Você pode utilizar da H1 até a H6, observando apenas alguns detalhes: não pode haver mais do que uma H1; não pule uma heading tag, depois da H1 deve necessariamente vir a H2 e, se houver uma subdivisão dentro da H2, utilize a H3 e assim por diante.
Quando você pega linka um conteúdo do seu site com outro conteúdo interno, está fazendo algo chamado link juice. Quanto mais uma página recebe referências e indicações, maior a autoridade dela dentro do site. Evite linkar menus, páginas de categoria e afins, procure usar conteúdos que realmente são relevantes para o texto.
Além de utilizar a palavra-chave no título, URL, meta description e no corpo do texto – use pelo menos no primeiro parágrafo mas, se for possível, também no restante do corpo do texto, prezando por uma boa densidade da mesma -, você deve utilizá-la na legenda da imagem que ilustra a página.
Nomeie a imagem usando hífen (-) para separar as palavras e, quando a subir no site, lembre-se de colocar um texto alternativo que também contenha a palavra-chave, assim a imagem também poderá rankear para buscas dessa palavra.
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