Vejo as redes sociais como caixinhas cheias de possibilidades. Utilizando apenas o Facebook, por exemplo, é possível que uma empresa consiga atingir novos consumidores e faça com que seu nome, sua marca, seja conhecida por mais pessoas. Isso é possível de um único jeito: aumentando o alcance no Facebook. Mas você sabe como fazer isso?
Basicamente existem dois modos: com estratégias orgânicas e pagas. E para facilitar o entendimento, vou falar um pouco sobre elas e citar 2 estratégias, para cada opção, que você pode aplicar em sua página. Confira:
Quando você investe em estratégias orgânicas, na verdade, você não está investindo nada, pois ela não envolve dinheiro. Calma, eu explico! Ao fazer uma publicação no Facebook, naturalmente ela é exibida para algumas pessoas e isso é chamado de resultado orgânico.
Há boatos de que o número de pessoas que veem suas postagens de forma orgânica, fica apenas entre 1% e 3%! Contudo, com algumas estratégias, é possível sim aumentar esse tipo de alcance. Veja duas delas:
As imagens são ótimas para criar e reforçar a identidade visual da empresa. Sendo assim, que tal unir o uso de imagens de qualidade, com a elaboração de perguntas interessantes? Com isso, você conseguirá chamar mais atenção dos usuários do Facebook e ainda estimular a interação deles.
Crie perguntas que mexam com a curiosidade geral, mas que estejam ligadas ao seu seguimento. Se você tem um e-commerce de sapatos femininos, por exemplo, pode questionar algo como: “Qual sapato você usaria para ir à balada hoje? A: salto alto, B: sapatilha, C: tênis”. Assim você consegue obter mais comentários e, consequentemente, um alcance maior.
Sabe a estratégia anterior? Publique ela em um sábado à tarde, antes das pessoas começarem a se arrumar para sair. Isso é saber aproveitar o momento. Aliás, essa estratégia vale para qualquer tipo de publicação, independente se é de vídeo, texto ou foto.
Para aproveitá-la mais, conheça os horários de pico do Facebook. Isso pode variar de acordo com o país e a região, por isso, indico que você também utilize uma ferramenta do próprio Facebook, chamada Insights. Ela consegue mostrar, com base no seu histórico, o horário em que suas publicações dão mais certo. É sucesso!
Para não depender apenas dos resultados orgânico, que ficam cada vez menores à medida o Facebook cresce, a rede de Mark Zuckerberg criou ferramentas pagas que ajudam as empresas à aumentarem seu alcance.
Você investe e ganha mais espaço na rede, é basicamente isso! Veja, portanto, duas estratégias pagas que você pode utilizar a favor do crescimento do seu negócio:
Recentemente fiz uma análise se vale a pena impulsionar publicação no Facebook e, mesmo diante de pós e contras, conclui que essa é uma ótima alternativa para quem realmente quer aumentar o alcance no Facebook e atingir outros objetivos também, até porque, essa é a única forma de você garantir que o seu post será exibido para o público escolhido.
Porém, indico que tenha cuidado ao escolher as publicações a serem impulsionadas. Principalmente para quem trabalha com orçamentos limitados, a recomendação é que você invista apenas em posts que podem dar um retorno para a sua empresa.
Além de ser um investimento muito acessível, quando comparado às mídias mais tradicionais, a ferramenta de anúncios do Facebook te dá diversas vantagens. Um deles, é a possibilidade de segmentar o anúncio, direcionando-o para o público que você realmente deseja atingir.
No entanto, a vantagem que mais gosto é a possibilidade de definir um objetivo para a campanha. As opções de objetivos (que são várias) ficam divididas conforme a jornada de compra do consumidor e são perfeitas para se atingir o público desejado e obter um bom retorno.
E para finalizar, aprenda a usar o gerenciador de anúncios do Facebook. Só assim você conseguirá produzir e anunciar da melhor forma possível.
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