Confira quais são as principais ferramentas para análise de mercado e saiba como usá-las

Empreendedorismo Digital

Saiba Como Usar as Principais Ferramentas para Análise de Mercado

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Não sei você, mas eu gosto de facilidades! Inclusive, acho que isso é essencial em alguns processos empresariais. Por isso, e pensando nos novos empreendedores, reuni aqui incríveis ferramentas para análise de mercado. Acredite em mim: elas vão te ajudar a conhecer mais sobre o cenário em que sua empresa atua e vão facilitar muito a sua vida! Olha só:

Google Consumer Surveys

Essa já é minha velha conhecida. E se você acompanha o Ignição Digital, provavelmente já conhece a ferramenta de pesquisa de mercado Google que pode ajudar o seu negócio! Resumidamente, ela possibilita que você faça pesquisas com os consumidores, o que é excelente para importantes tomadas de decisões, já que você pode consultá-los sobre as preferências de compra e até realizar pesquisas comportamentais. 

Como usar: 

Não há segredos para usar essa ferramenta. Você só precisa escolher entre os grupos de usuários do Google que estão cadastrados para responder as pesquisas, fazer o filtro correspondente ao seu público-alvo, selecionar o tipo de questionário, que pode ser com respostas únicas, múltiplas ou com escala de classificação, e pronto! Já pode começar a incluir as perguntas e possíveis respostas.

Consumer Barometer

Seja para quem deseja abrir uma empresa digital do zero, ou para quem já tem um negócio e deseja começar a trabalhar estratégias de marketing digital para alavancar as sua vendas, o Consumer Barometer é ótimo e está entre as minhas ferramentas para análise de mercado favoritas. Isso porque, ela te dá um completo panorama sobre o comportamento de consumo online das pessoas e ainda disponibiliza importantes informações sobre os nichos de mercado. Vale a pena conhecer!

Como usar: 

Esta ferramenta está cheia de insights e, portanto, você pode simplesmente consultá-la para aprimorar suas campanhas e o seu negócio em si. No entanto, e isso eu acho bem interessante, você pode também ir à seção Graph Builder, escolher as perguntas que achar mais interessante para o seu ramo, fazer o filtro do seu público e, por fim, gerar gráficos com dados que podem te ajudar a ser um empreendedor de sucesso.

BizStats

E para finalizar, tem a BizStats. Essa é uma das ferramentas para análise de mercado mais usadas para se conhecer mais sobre determinado segmento. Nela é possível encontrar várias informações financeiras, tudo de graça, tais como dados de vendas e de faturamentos. Além disso, também é possível ver análises de riscos, gerar relatórios e utilizar outras ferramentas financeiras, dentro dela.

Como usar: 

Para começar, àqueles que não dominam a língua inglesa, recomendo que usem a opção oferecida pelo Google de “traduzir esta página”. Assim, na própria home você já pode escolher quais tipos de relatório deseja ver. E os próximos passos serão definidos conforme o segmento da sua empresa, basta ir selecionando a opção mais adequada que o resultado é exibido na própria página, em uma tabela bem simples.

Pois é! As principais ferramentas para análise de mercado são essas! Espero que tenha gostado e aproveito para sugerir que assine nossa newsletter, ao final da página. Assim você continuará por dentro de facilidades e sacadas que pode usar em prol do seu negócio. Assine!

Artigos Relacionados

como gerir meu tempo e melhorar a minha produtividade?

5 Formas De Melhorar A Gestão Do Tempo E Produtividade Na Sua Empresa

A gestão do tempo e produtividade são conceitos muito presentes na nossa vida. Entender a sua importância e mudar alguns...

custo de aquisição

Custo de Aquisição: Conceito que Você Precisa Conhecer

Você conhece o conceito de Custo de Aquisição? Ele é uma das métricas mais importantes para o Marketing, já que...

Entenda qual a diferença entre empreendedor e intraempreendedor

Qual a Diferença Entre Empreendedor e Intraempreendedor?

Um deles é alguém capaz de inovar processos de uma empresa, criar novos produtos e dar ideias fora da...