Muitas pessoas têm investido em Facebook Ads, mas sentem dúvidas na hora de escolher a imagem ideal para ilustrar o anúncio. Por isso, te pegunto: você sabe quais são as melhores imagens para anúncios no Facebook?
A própria Rede Social dá algumas dicas, que vão além da recomendação de usar imagens em alta resolução, e ajudam quem está começanco a se familiarizar com esse tipo de anúncio. Segundo ele, as imagem escolhidas devem:
1 – Ter o tamanho certo
2 – Ser chamativa e clara, inclusive quando vista em tamanho pequeno
3 – Ser diretamente relevante para o seu seviço ou produto
4 – Ser simples, sem detalhes muito pequenos ou textos
Outra sugestão fornecida pelo site sobre as melhores imagens para anúncios no Facebook, é que o usuário faça vários testes, veiculando anúncios com imagens diferentes e monitorando o desempenho de cada um. Assim, fica mais fácil definir quais são as imagens que provocam reações mais positivas ou frequentes.
Apesar dessas dicas, temos uma boa notícia que vai facilitar seu trabalho: existem padrões de imagens, que podem ser encontradas até em banco de imagens, e que funcionam várias vezes e em diversos mercados. Você só precisa perceber qual delas se adequa melhor ao seu anúncio.
As dicas abaixo vieram de empresas e sites especialistas em Facebook Ads, que já realizaram vários testes com os mais diferentes tipos de anúncios e mercado. A partir dessas experiências, selecionamos para você as que funcionam melhor.
A dica é de Dan Fletcher, antigo editor-chefe do Facebook: pessoas tendem a clicar em imagens de rostos. Quanto mais próximo do rosto da pessoa, melhor! E o resultado é ainda maior se a pessoa estiver sorrindo.
Entretanto, é melhor evitar imagens que pareçam mais artificiais. As mais eficientes são aquelas que parecem ter sido tiradas por um amigo, por exemplo, de forma bem descontraída e espontânea.
Mona Elesseily, vice-presidente de Estratégia de Marketing Online da Page Zero Media, destaca também as imagens de mulheres felizes. O ideal é que elas estejam olhando diretamente para a câmera e/ou jogando os braços para cima alegremente.
Ainda segundo ela, outra opção que está entre as melhores imagens para anúncios no Facebook é o uso de imagens da cabeça de uma pessoa. Mas atenção: essa dica funciona melhor com apresentadores ou alguém conhecido, como o dono da empresa. Procure usar uma imagem na qual a pessoa esteja olhando diretamente para a câmera.
Segundo a Socially Stacked, especialista em Facebook Ads, quando as pessoas veem um botão de “play”, logo querem clicar nele.
Imagens assim são ideais para anúncios que redirecionam para um canal do YouTube ou para aplicativos do Facebook que dão acesso a um vídeo do YouTube.
Outra dica de Fletcher é usar imagens com cores brilhantes. Lembre-se: como a maior parte da interface do Facebook é azul, imagens com tons dessa cor tendem a passar despercebidas.
A mesma coisa acontece com imagens de fundo branco. Para ter um bom contraste, procure usar imagens com tons de vermelho, laranja e amarelo.
A equipe do Socially Stacked testou uma imagem temática na época do Dia das Bruxas e comprovou que essas imagens têm uma performance muito boa.
A experiência foi feita por outras empresas, como a Kodak, e os resultados também foram positivos. Portanto, veja quias são as datas comemorativas mais importantes para o seu negócio e programe-se para fazer anúncios sobre elas.
A dica é unânime e recomendada pelo próprio Facebook: use imagens simples. Imagens “desordenadas” são difíceis de se visualizar, principalmente em tamanhos menores.
Escolha imagens com um único tema que domine o quadro. Afinal, o objetivo é ser compreendido imediatamente. Atenção também à seleção de cores e paleta gráfica. A escolha errada pode impedir os usuários de clicarem nela.
Segundo Fletcher, imagens que provocam um segundo olhar podem ser muito poderosas, desde que não sejam muito piegas.
Você pode ser divertido e engraçado, mas só use esse recurso se você tiver completa certeza de que o usuário vai entender ou achar engraçado.
O Socially Stacked alerta: anúncios que usam todas as letras maiúsculas para divulgar uma promoção afungentam os usuários. O que realmente atrai os usuários é mostrar que o seu produto atende a uma necessidade ou resolve um problema.
Então, ao invés de usar uma imagem para dizer que os itens da sua loja estão com 20% de desconto, mostre os benefícios e funções do seu produto ou serviço. Isso, sim, fará com que o usuário clique no seu anúncio.
Para fazer Facebook Ads que realmente funcionem, você precisa fazer uma boa pesquisa e entender como funciona a mente do usuário.
No final das contas, o grande segredo é experimentar bastante. Teste essas imagens, analise quais são as que mais atraem seus possíveis clientes e não se esqueça de alinhar a imagem a um texto bem escrito, claro e objetivo.
Agora que já sabe quais são as melhores imagens para anúncios no Facebook, aplique essas ideias, acompanhe os resultados e compartilhe eles aqui conosco! Para receber mais sacadas interessantes para o seu negócio, assinte nossa newsletter, ao final desta página, e até a próxima!
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