Quantas vezes você não ouviu falar de empresas que tinham tudo: produtos bons, atendimento impecável, gestores e funcionários motivados, mas que por alguma razão acabam não dando certo? Eu já vi isso acontecer inúmeras vezes.
E a principal razão para esses fracassos costuma ser a falta de investimento em marketing de vendas, um importante aspecto de qualquer negócio, mas que é deixado de lado por muitos empreendedores.
Se você quer ver sua empresa chegar ao sucesso, confira minha explicação sobre o que é marketing de vendas e passe a investir agora no crescimento do seu negócio.
Diferentemente do marketing comum, que pensa na comunicação da empresa como um todo, o marketing de vendas é voltado para o estabelecimento de estratégias de vendas para cada produto.
Vamos supor que o seu negócio seja uma loja de suplementos alimentares. Você, provavelmente escolheu um ponto próximo a academias, onde a circulação de pessoas interessadas em uma vida mais saudável é maior. Você também tomou muito cuidado ao escolher a sua identidade visual e ao criar um ambiente agradável dentro da sua loja.
Então, o que falta para alavancar as suas vendas de uma vez por todas é escolher os produtos que serão comercializados na sua loja e criar estratégias diferentes para vendê-los. Você pode eleger alguns carros-chefe e pensar na melhor maneira de promovê-los.
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Para criar uma boa estratégia de marketing de vendas você precisa conhecer muito bem o seu público e pensar nos seguintes pontos:
Apresentação do produto: Como são as embalagens, o design, qual será a disposição deles dentro da loja etc.
Preço: Qual será o preço do produto? E as condições de pagamento? O cliente poderá parcelar?
Ações de promoção: Você irá ofertar descontos, brindes ou condições de pagamento diferenciadas para cada produto? Quais? A ideia aqui é pensar em quais serão as ações para instigar o consumidor e alavancar as vendas.
Comunicação: Depois de pensar em todos os pontos anteriores, é hora de definir como será feita a comunicação desses produtos. Você irá investir em banners? Anúncios digitais? Relacionamento com a imprensa?
Fidelização: Como você irá cultivar o relacionamento com os seus clientes atuais, para que eles voltem a comprar na sua loja?
Também é muito importante que você mantenha a sua equipe de vendas, que tem o contato direto com o cliente, muito bem alinhada com a equipe de marketing, que pensará de maneira estratégica na promoção dos produtos.
Monitorar os resultados e fazer adaptações constantes é outro fator que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável das suas vendas.
Compreendeu o que é marketing de venda e a sua importância para o sucesso do seu negócio? Agora, leia nosso artigo sobre como aumentar as vendas da sua empresa com marketing digital e aprenda como usar a internet a favor da sua empresa.
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