Funil de Vendas: O Que É e Como Usar em Seu Negócio

Marketing Digital

Funil de Vendas: Descubra O Que É e Como Usar em Seu Negócio

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Em algum momento da sua jornada profissional você ouviu falar sobre funil de vendas? Conhece esse processo? Domina as técnicas para conduzir o seu lead através das etapas do funil até transformá-lo em cliente? Fique tranquilo, eu preparei esse artigo justamente para ajudar você a conhecer e implementar o funil de vendas no seu negócio!

O Que é Funil de Vendas?

O nome já diz tudo. O funil de vendas é um processo que segue o “formato” de um funil, guiando o lead através da jornada de compra. Esse caminho começa com o primeiro contato com o produto/serviço e vai até a conclusão da venda. Resumindo, o funil é o mapa da mina do tesouro para o sucesso nas estratégias de Inbound Marketing.

Basicamente, o funil de vendas é divido em 4 etapas e cada uma delas tem as suas particularidades, objetivos e ações distintas. Confira:

Topo do Funil: Atrair Futuros Clientes

Topo do Funil Atrair Futuros Clientes

No topo do funil de vendas, o futuro cliente ainda não conhece a sua empresa. Além disso, ele não tem certeza sobre sua “dor de compra” e não possui consciência sobre a oportunidade de fazer negócio com você.

Essa é a etapa da descoberta, quando você vai atrair a atenção do seu possível cliente e despertar o interesse dele pela sua marca ou produto. Leve esse tráfego para o seu site, investindo em SEO, redes sociais, blogs e anúncios no Google AdWords.

Sacada matadora: invista na produção de conteúdos de qualidade, usando técnicas como Copywriting e Rapport.

Meio do Funil: Enfatizar a Dor de Compra

Quando eu citei a dor de compra você ficou confuso? Calma que eu explico! A dor de compra nada mais é do que o real motivo que leva um consumidor a gastar o seu dinheiro.

Vou dar um exemplo: imagine um jovem casal que anda de moto, mas em breve terá um bebê. Em breve a moto não poderá mais ser o meio de transporte deles, certo? A dor de compra, o problema dele – e oportunidade de negócio para quem vende carros – é esse.

Nessa etapa você precisa fazer com que o visitante do seu site reconheça a dor dele e identifique a oportunidade de fazer o melhor negócio com você. Transforme os visitantes em leads, seja sedutor, ofereça conteúdos exclusivos. Enfim, cative esse lead para que ele seja conduzido através do funil de vendas.

Sacada matadora: Invista em automação de marketing e aposte em interações segmentadas buscando o engajamento.

Fundo do Funil: Converter Vendas

Final do Funil Converter Vendas

No fundo do funil de vendas é muito importante você criar um senso de urgência, enfatizando que o seu produto ou serviço é a melhor opção para sanar a dor de compra do lead. É nesse momento que ele está avaliando as opções que achou para solucionar o seu “problema”.

Aqui o lead já tem consciência sobre a dor, conhece a sua empresa, produto ou serviço, e agora só precisa de um empurrãozinho para ter a ação de compra. Mantenha a relação comercial estreita com e-mails marketing, trabalhos de automação com foco em vendas e CRM.

Saída do Funil: VENDAS!

A saída do funil é quando o o lead chega à decisão de compra. Nessa etapa o futuro cliente pode ser considerado um lead qualificado, mas com certeza ele irá pesquisar sobre concorrentes no intuito de descobrir se comprar com você é realmente mais vantajoso.

Por isso, a experiência de compra deve ser incrível, para você, além de vender, fidelizar o seu cliente. Faça com que ele se identifique e admire a sua marca!

Entendeu o conceito de funil de vendas? Implemente em seu negócio e maximize os seus resultados, convertendo visitantes em leads e leads em vendas!

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