O que vem à sua mente quando ouve a pergunta ” o que é propaganda”? Divulgação? Imagem? Produtos? Serviços? Muitas pessoas confundem o conceito de marketing e propaganda pois ambas estão quase sempre relacionadas. Porém, existe uma grande diferença entre os dois termos.
No post de hoje, você aprenderá de uma vez o que é propaganda. Vamos lá?!
Conceitualmente falando, a propaganda nada mais é do que um meio de anunciar um determinado serviço ou produto. Esse anúncio é feito em um curto espaço (revistas, jornais, comerciais televisivos ou radiofônicos) sobre as razões de um determinado produto/serviço ser bom e eficiente de modo que chame a atenção do consumidor estimulando-o a efetuar a compra.
Quem está no meio comercial com certeza já ouviu essa frase. Apesar de verídica, essa afirmação precisa de uma atenção especial. Primeiro porque para que uma propaganda tenha realmente sucesso, ela precisa ir além de um slogan bonito para agradar o cliente ou contar uma história feliz. A propaganda eficaz deve ser objetiva, focada no público-alvo para conseguir vender.
Exemplo disso é o famoso “boca a boca”, que é quando uma pessoa compra algo e indica para outra pessoa, que indica para outra pessoa e assim a disseminação é feita. Essa também é uma forma de propaganda. Porém nada disso seria possível sem que o produto fosse realmente de qualidade.
A propaganda é uma parte do marketing. Enquanto este último conceito foca nos 4 pilares: produto, público, praça e preço, a propaganda utiliza diversos canais de comunicação para disseminar de forma pública a mensagem de uma marca de forma atraente. A propaganda não é apenas informativa, apesar de não ser jornalística, ela tem compromisso com a verdade.
A intenção da propaganda é convencer a pessoa que está vendo o comercial, lendo o flyer ou ouvindo o rádio a ficar curiosa, dando uma chance à sua marca. Tanto o marketing quanto a propaganda têm um objetivo em comum: o foco no cliente. Por exemplo, há centenas de marcas de balas no mercado, mas é necessário apresentar o que torna a sua marca diferenciada e melhor, seja na formulação, preço ou escolha de ingredientes.
Com isso, é preciso lembrarmos que apesar de diferentes, o marketing e a propaganda são complementares.
A construção de uma marca precisa de uma boa estratégia, planejamento e execução. A junção de todos esses fatores faz com que o ciclo produtivo aumente a capacidade de convencimento nas propagandas feitas, fazendo com que as estratégias de marketing sejam cada vez mais eficazes.
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