Para quem empreende, marketing é um termo e um conceito bastante conhecido, sem o qual parece ser impossível fazer negócio. Mas, você sabe como surgiu o marketing? Imagina como ele se adaptou e modificou o mercado ao longo da História?
Se você não sabe como o marketing nasceu e se tornou essa área do saber tão importante para quem deseja vender qualquer coisa, seja um produto, um serviço ou uma ideia, confira mais um dos meus artigos.
A história do marketing se confunde e se mistura à história do comércio e da imprensa. Desde que as pessoas passaram a comercializar coisas, ainda à base de troca de mercadorias, surgiram “marqueteiros”, já que mesmo nas feiras do Feudalismo era preciso criar, comunicar e entregar o valor de um produto para atingir e satisfazer o “consumidor”.
No entanto, o marketing como conhecemos hoje só passou a ser praticado com o advento da imprensa, quando, usando a prensa de Gutenberg, foi possível produzir material escrito em grande escala. O que fez nascer jornais e revistas, os primeiros meios de divulgação de propaganda em massa.
A imprensa, que revolucionou a comunicação humana, também levou o marketing a novos espaços. Além de revistas e jornais, ações marqueteiras passaram a ser feitas por meio de pôsteres e outdoors, invadindo os espaços públicos.
Depois da invenção da imprensa, os grandes marcos para a evolução do marketing foram a invenção do rádio, que teve sua primeira transmissão em 1906, nos Estados Unidos. E da televisão, que teve sua primeira transmissão em 1935, feita pelos alemães, em pleno regime nazista.
Rádio e TV deram às ações de marketing voz e imagem, e fermentaram o alcance do que hoje nós chamamos de Outbound Marketing, ou marketing de interrupção, aquele feito por meio de oferta repentina e inoportuna de um produto ou serviço.
Se somando a esses dois grandes adventos, veio a necessidade do mercado após a II Guerra Mundial, na década de 1950, quando houve o maior avanço industrial desde a Revolução Industrial, no século XVIII, e surgiu uma competição acirrada entre as empresas, aumentando a importância da adoção de estratégias de marketing para conseguir conquistar o público e vender.
Surgido há séculos, o marketing tem se adaptado às mudanças sociais, culturais e de mercado, e hoje, na Era Tecnológica, ele mais uma vez de ajustou e ajudou a moldar as formas de fazer negócios.
O que nós chamamos de marketing digital nada mais é do que o marketing feito online, para um público que está cada vez mais na internet. E a principal e mais eficiente forma de fazer marketing digital é adotando estratégias Inbound Marketing, ou de marketing de atração, um modo de atrair, educar e entregar ao seu público conteúdo de valor, para que, então, ele escolha fazer negócio com você.
Gostou de saber como surgiu o marketing e conhecer um pouco de como ele se adaptou e evoluiu através da História? Compartilhe este post com seus amigos empreendedores e, para ter acesso a mais material interessante sobre empreendedorismo, marketing e tecnologia, assine a newsletter do blog.
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...