Olá leitores, no meu último texto eu listei para vocês algumas ferramentas de marketing digital, hoje eu apresentarei 20 cases de Marketing Digital que você precisa conhecer, se inspirar, aprender e aplicar em seu empreendimento.
O BuzzFeed aposta em diversão aliada à publicidade nativa. Por exemplo, o Itaú patrocinou um texto sobre “11 Fotos de gatos que traduzem perfeitamente sua relação com dinheiro”. E na página também havia propagandas, além de uma aba com o perfil do banco no Facebook.
A marca por si só é uma referência em todos os aspectos de Marketing. Mas, uma ação muito legal foi “Adivinho”, com Suzana Vieira. Além do humor, o case de Marketing Digital aproveitou boas sacadas para atrair o público nas redes sociais, por exemplo, com gifs no Tumblr.
Você é fã de RAP? Mesmo que não seja, precisa conhecer o sucesso do Emicida em suas estratégias de Marketing Digital. Ele já assinou campanhas geniais para Intel, Natura e Nike, e inova ao disponibilizar suas músicas gratuitamente com downloads, vídeos, streaming etc.
Esse é um case negativo. A Halls apostou em uma linguagem jovem e despojada, que provavelmente funcionava para as personas da empresa. Porém, eles exageraram ao usar a frase “Pegaria muito a namorada do meu amigo”, repercutindo negativamente na rede.
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Até agora eu citei apenas cases gigantes, mas um advogado chamado Eduardo Koetz conseguiu 300 novos clientes em um ano, utilizando a atração orgânica de leads com blog e a conversão de vendas em seu site.
Outro pequeno case de Marketing Digital é desse Dentista, que aumentou suas receitas em 17,6% em seis meses com a geração e vendas para leads, utilizando conteúdos educativos do seu segmento.
Esse case tem pontos positivos e negativos. Eles erraram ao patrocinar um festival de música com a banda New Hit (que tinha integrantes acusados de estupro). Logo, houve grandes protestos em suas redes sociais.
Mas, o lado positivo ficou por conta do gerenciamento de crise, pois eles contornaram a situação cancelando o patrocínio, com um posicionamento contra a banda.
O Sport derrotou seus adversários com cases de Marketing Digital envolvendo causas sociais. O primeiro estimula a doação de órgãos e o segundo incentiva a adoção de crianças e adolescentes.
Imagine a missão de estimular vendas de liquidificadores com Marketing Digital. Difícil? Não para a Blendtec, que criou vídeos virais destruindo produtos mundialmente conhecidos com o seu liquidificador.
Recentemente perdemos muito humor no Facebook com o desligamento da Prefs, apelido criado para a Prefeitura de Curitiba. A página atraiu milhões de fãs (a maioria de fora da cidade), criando conteúdos com muito humor, capivaras e memes.
Em 2012, a marca Triton Eyewear fez uma promoção no Twitter brincando com o fato do Corinthians nunca ter ganho uma Libertadores. O que aconteceu? O time ganhou, o tweet da promoção viralizou e eles cancelaram a ação.
Planeje muito bem todo o seu Marketing Digital e aproveite apenas as oportunidades relevantes para a sua marca.
Se você fosse CEO de uma marca com alcance global, qual seria sua principal mídia? TV? A Dove pensou diferente. Com um vídeo emocionante ela tocou o coração do mundo nas redes sociais, ganhando prêmios e gerando exposição gratuita em diversas outras mídias. Conteúdo é tudo!
O personagem criado para vender refrigerantes conquista muitos fãs e odiadores no Brasil. Mas sua ausência como protagonista na comunicação da Dolly rendeu um resultado gigante nas redes sociais da marca. Em apenas um dia, o vídeo gerou mais de 600 compartilhamentos, além da criação da hashtag #voltadolinho.
Sua estratégia de Marketing Digital deve antecipar tudo, coisas boas e ruins.
Há algum tempo, o apresentador era garoto propaganda da TIM e postou em suas redes sociais um print feito de seu celular, onde era possível ver que ele usava a operadora Vivo.
A famosa música Eduardo e Mônica ganhou um clipe feito pela Vivo para o Dia dos Namorados em 2011. O resultado foi uma experiência de marca incrível através das redes sociais e um case de Marketing Digital marcado na memória da comunicação brasileira.
Assim como Emicida, Hugo Gloss atrai milhões de pessoas disseminando conteúdo com uma estratégia bem amarrada de Marketing Digital. A nova sacada dele é comentar coisas em tempo real com o SnapChat.
Eu citei nesse artigo muito humor, mas ele deve ser usado com cuidado.
A Cacau Show errou em sua estratégia ao pedir que seus fãs lambessem a tela com a foto do chocolate. O post foi muito criticado e logo em seguida a Bis acertou o tom do humor, atacando a concorrente pedindo para os fãs não lamberem a tela.
Além de ser pioneira na criação de lojas virtuais do Brasil, iniciando em 1992, ela é um dos 10 maiores e-commerces do país. Com uma presença digital incrível e até uma personagem, a Magazine é exemplo nas vendas on-line.
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