Imagine que você está em uma sala de 300 m², com 15 pessoas, e todas elas têm uma nota de R$ 10 em suas mãos. As notas são iguais, do mesmo modelo, em boas condições. Se a pessoa que está no lado oposto gritar: “Troco R$ 10 por R$ 10”, o que vai acontecer? É bem provável que não aconteça nada.
Mas, e se ela estivesse com R$ 100 e dissesse que trocaria por uma nota de R$ 10? Eu fiz essa proposta durante um evento ao vivo e as pessoas correram até o palco para pegar a nota do peixe.
Mas, Erico, o que isso tem a ver com ofertas irresistíveis? Bom, ao anunciar o seu produto, é provável que você esteja tentando trocar R$ 10 por R$ 10, e ninguém quer gastar energia para fazer essa troca. Para te ajudar com isso, vou te explicar neste artigo como tornar sua oferta tão irresistível quanto trocar R$ 10 por R$ 100.
O que é uma oferta irresistível
O exemplo da troca de R$ 100 por R$ 10 possui a essência de uma oferta irresistível. A grande diferença é que você não precisa sair perdendo para garantir uma venda. Na verdade, basta fazer com que um produto que vale R$ 10 tenha a cara de um produto de R$ 100.
Mas, para fazer isso, é preciso entrar em contato com o usuário e, principalmente, conquistar a sua atenção.
Como chamar a atenção do público para aumentar a conversão

O que acontece se a pessoa não escutar a sua oferta? Eu acredito que ela não vai comprar. Mas, você sabe o que é preciso para que ela conheça a sua oferta?
Você precisa primeiramente conquistar a atenção dela de uma maneira especial e existem 3 passos que garantem que isso aconteça. Vou te ensinar abaixo quais são.
Oferta irresistível para o seu público
Imagine um bombeiro que não sabe manusear uma mangueira de incêndio. Ele não vai conseguir cumprir um de seus principais papéis: apagar um incêndio.
O mesmo acontece quando você tem uma lista e/ou audiência e não sabe utilizá-las. O e-mail que será enviado ou o conteúdo em seu blog, precisa seguir os 3 passos abaixo, que vão fazer com que a pessoa clique e continue lendo.
1- Gancho
O gancho é aquilo que agarra a atenção da pessoa. Ele pode ser dividido em duas categorias: um gancho de desejo, como “Aprenda a duplicar o faturamento do seu negócio”, ou um gancho de controvérsia, como “Veja por que tentar construir a sua marca pode acabar com o seu negócio”.
No caso da controvérsia, o objetivo é desafiar o senso comum. Vamos dizer que você descobriu uma forma de emagrecer comendo hambúrguer com chocolate. É algo bem distante da ideia de que muitas pessoas têm sobre emagrecimento, não é mesmo? Qual seria um título efetivo para anunciar o produto que nasceu com essa descoberta?
- Aprenda a emagrecer usando um método inacreditável
- Emagreça em 3 semanas comendo hambúrguer e chocolate
A segunda opção é a que, com certeza, vai chamar mais atenção. No entanto, você precisa ser muito cuidadoso ao escolher um gancho. Um dos princípios do relacionamento é a confiança e, por isso, você só pode contar uma verdade nos títulos. Ou seja, se você não descobriu uma forma de emagrecer comendo chocolate e hambúrguer, não use isso em seu título, pois seu público se sentira enganado. Nunca minta!
No caso de e-mails, frases curtas ou até mesmo uma palavra são suficientes para despertar a atenção. Assuntos como “Desculpa”, “Má notícia” e “Chateado” são alguns exemplos disso, e servem para qualquer nicho.
2- Visão Geral

É aqui que você vai explicar o conceito do seu gancho. Não precisa dizer como ele funciona, mas você deve sintetizar a ideia em uma ou duas frases.
O exemplo “Duplique sua lista sem aumentar o tamanho dela” é um gancho que usa a ideia da controvérsia. A pessoa vai ficar intrigada e louca para saber como isso é possível. Ela quer discordar de você, e você precisa mostrar que sua afirmação faz sentido.
Uma maneira simples de dobrar sua lista sem aumentar o tamanho dela é dobrar o número de cliques, já que você está aumentando o percentual de conversão e, tecnicamente, isso seria a mesma coisa que deixá-lo na mesma proporção e simplesmente dobrar o número de contatos de sua lista.
É algo que faz sentido e se no conteúdo eu digo que sei fazer, é porque eu quero te ensinar. E no final das contas é isso que importa: o resultado que você dá para o público.
3 – História

O ser humano está em constante busca pelo conhecimento e uma das melhores formas de passar informações para frente é com uma boa história. Por que decoramos enredos de livros, filmes ou jogos com uma facilidade maior do que as informações de um livro de história?
A resposta é simples: todas essas mídias seguem um formato, seja ele em primeira ou terceira pessoa, que gera uma conexão muito forte com o leitor, que muitas vezes se identifica com algum personagem.
Mas não basta contar uma história. Saber contá-la é fundamental para captar a atenção de alguém. Um bom exemplo disso são as piadas. Você pode ter o roteiro em mãos, mas se você não domina o “jeitinho” de contar, o resultado não será o mesmo que um bom comediante teria com a mesma história.
Um bom roteiro pode gerar grandes compras, como o que meu irmão, Hugo Rocha, produziu para um curso de uma de nossas empresas. Ele contou a história do Demolidor dos leilões, o nosso maior concorrente, um homem que conseguia derrubar leilões de imóveis judicialmente. E sabe o que fez as pessoas se interessarem por isso? O Demolidor trocou de lado e passou a investir em leilões.
As pessoas ficaram curiosas. Elas queriam saber como o nosso maior concorrente se transformou em aliado.
Se você quer aprimorar seu conhecimento nos métodos de contar histórias, sugiro que confira o conteúdo sobre Storytelling.
Esses são os 3 passos de maior importância para que você consiga criar uma oferta irresistível e o assunto é abordado com ainda mais profundidade no curso Fórmula de Lançamento.
Gostou dos três passos para criar uma oferta irresistível? Aplique no seu produto e conte para mim o resultado! Aproveite e assine nossa newsletter e receba outras sacadas para melhorar suas ações de Marketing !