O que é elevator pitch

Empreendedorismo Digital

Você Sabe o Que É Elevator Pitch?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você já parou para pensar na quantidade de termos existentes no universo do empreendedorismo? Esses dias estava conversando com um grande amigo sobre esse assunto e reparei que, talvez, o menos conhecido deles seja esse tal de elevator pitch.

Apesar do nome, o termo é relativamente simples de ser entendido, já que o conceito de pitch é amplamente difundido dentro do setor. Mas se você não sabe o que eles são, vou explicar cada conceito e dizer sua importância para o sucesso do seu negócio.

Significado de elevator pitch

Pitch é um termo estadunidense que significa discurso de venda. Resumindo, sabe o script de vendas por e-mail? O elevator pitch é basicamente isso, mas é a apresentação que todo empreendedor precisa montar na hora de vender a sua ideia para os investidores.

Além disso, o elevator pitch é exatamente o que o nome já diz. Ele é o discurso de venda que, teoricamente, aconteceria dentro de um elevador. Imaginando essa situação, te pergunto o seguinte: o que você faria se tivesse só a viagem do elevador para convencer um futuro investidor? Essa é a proposta desse termo!

A importância do elevator pitch

Saiba o significado de elevador pitch

Conseguir uma reunião com empresários e possíveis investidores não é uma tarefa fácil. Mas se, por acaso, você encontrar um deles por um pequeno espaço de tempo, vai desperdiçar essa oportunidade? Não! É preciso saber ser convincente.

O elevator pitch é o momento chave, onde você tem para tirar a ideia do papel e construir seu negócio.

Dessa forma, saber exatamente o que falar aumenta consideravelmente as suas chances de sair daqueles poucos minutos com a garantia de ter feito o seu melhor.

Para isso, saiba que ter essa espécie de resumo de seu produto ou serviço é essencial para conquistar o interlocutor em apenas 30 segundos. Se ele se interessar, você ganha a chance de ter uma conversa mais ampla e vender seu negócio.

Como ter um elevator pitch matador

Corra contra o tempo com o elevador pitch

Se o um resumo bem elaborado é essencial para o elevator pitch, veja as dicas abaixo e conquiste cada vez mais resultados.

Comece pelo fim

Como não há tempo para enrolação, é preciso que seu objetivo seja o ponto de partida da sua fala. O AVP, Ajuste a Valor Presente, em português, é um bom ponto de partida, pois demonstrará o seu fluxo de caixa futuro, transmitindo um pouco da credibilidade e do potêncial do seu negócio.

Conheça o perfil do locutor

Por mais que você fale com 10 pessoas diferentes, elas têm pelo menos uma característica em comum que o faz acreditar que se interessarão por sua proposta. Sendo assim, use isso a seu favor e centre o discurso conforme o perfil definido. Dessa forma você dificilmente errará a linguagem e abordagem.

Seja simples

Outra excelente forma de elaborar um bom elevator pitch é ser simples. Lembre-se que você tem pouquíssimo tempo para conquistar a atração de outras pessoas e fazê-la ficar interessada no que tem a dizer. Então, esqueça termos técnicos para não perder tempo com longas explicações.

Faça perguntas

Tem forma melhor de chamar a atenção de alguém e manter uma conversa do que fazendo perguntas? Os questionamentos bem direcionados podem gerar novas questões. Assim, você terá a oportunidade de dizer o que precisa e ainda persuadir o outro.

Gostou das dicas? Aproveite para saber como fazer seu cliente fazer UAU e continue navegando pelo o blog para conhecer sacadas incríveis!

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