Os números dos novos empreendimentos no Brasil crescem constantemente! E quem me garante, aliás, quem te garante que, diante de tantas novas empresas, nenhuma será como a sua, nenhuma terá o seu nome, ou o seu logo, a sua marca? A verdade é que não dá para ter certeza disso, a não ser que você tenha o registro INPI.
É bem simples! Ele é um documento que garante a exclusividade da sua marca. Porém, não se limita a isso. O registro INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é muito utilizado para patentear produtos, por exemplo, e também pode ser feito para garantir a propriedade nos casos abaixo:
Inclui produtos, serviço e logotipo de identidade.
Para a criação de novas tecnologias, tanto para produtos ou processos, além de melhorias no uso ou fabricação de alguns objetos.
Para a criação de novos modelos de objetos já conhecidos. Como um novo e único modelo de carro, por exemplo.
Usada quando é importante e necessário fazer a ligação de um produto ou serviço com o seu local de origem.
Para quando se cria um novo programa de computador e você quer o registro do código-fonte ou código-objeto.
Destinado às imagens das camadas de um circuito integrado, ou seja, um chip.
É exatamente o que o nome diz, mas também é destinado para uso de marca, licenciamento de patentes, entre outras situações.
Para registrar as tecnologias e rotas usadas naquilo que já foi patenteado, o que é ótimo para evitar similaridades e estimular a criação.
Muitos empreendedores pensam que isso é bobagem e que não há necessidade de fazer um registro INPI para marcas. Porém, preciso te alertar que esse pensamento não está certo! Veja meu argumento:
É somente com esse registro que você vai garantir a propriedade e o uso exclusivo da sua marca pelo período de dez anos. Ou seja, essa é uma maneira de evitar que o seu negócio seja “copiado”, já que o registro INPI impedirá outras empresas de usarem e registrarem o mesmo nome, logo e os mesmos produtos e serviços que você comercializa.
Veja esse registro como um comprovante de que você tem direito sob tudo que está ligado à identidade da empresa que criou. E, principalmente, tenha isso para proteger todo o seu trabalho e investimento. Se necessário, saiba como funciona a consultoria de marcas e patentes, mas tenha o seu INPI.
Para continuar com esses direitos por mais de 10 anos, só é preciso renovar o registro ao fim da validade.
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