Saiba o que é marketing holístico

Sacadas

O Que É Marketing Holístico – Entenda e Descubra as Vantagens Dele

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Se você entende um pouco de marketing, já deve ter notado que ele possui diversos tipos, que são utilizadas tanto no quesito pessoal, quanto profissional e, principalmente, empresarial. E é para explicar uma dessas vertentes que criei este artigo. Afinal, são poucos que sabem, de fato, o que é marketing holístico.

O termo pode ser diferente e, a princípio, de difícil compreensão, mas te garanto que você vai entendê-lo rapidamente e, assim, vai conseguir vender mais e melhor, porém, também terá diversos outros benefícios. Confira!

O que é marketing holístico?

Antes de explicar o conceito, acho importante explicar o que é holístico. O termo, que é de origem grega, significa totalidade, ou seja, está diretamente ligado à integração de diversas partes e ao que é completo.

Sabendo disso, você já deve imaginar que o marketing holístico envolve diversas vertentes, processos e estratégias, certo? Pois é isso mesmo! Esse tipo de marketing é caracterizado por envolver tudo e todos em seus objetivos, que geralmente visa melhores resultados.

Ele engloba ações voltadas para o cliente da empresa, mas também tem atenção voltada para os funcionários, fornecedores, concorrentes e até para a sociedade, trabalhando, portanto, com o branding, endomarketing, marketing de relacionamento, dentre outros.

Vantagens desse tipo de marketing

Como tem uma abordagem mais completa, ouso dizer que o marketing holístico pode ser bem eficiente, principalmente quando se deseja melhorar diversos quesitos dentro de uma empresa e não unicamente o número das vendas.

Dessa forma, e analisando esse tipo de marketing, encontrei pelo menos três vantagens que ele proporciona. Veja:

Integração

Quando uma empresa adota o marketing holístico, ela passa a ter mais integração, inclusive, com áreas que não estão ligadas ao marketing, como, por exemplo, com o setor financeiro. E a verdade é que essa integração toda só tem a contribuir com a qualidade do trabalho e dos serviços e produtos ofertados.

Diferencial

Como o marketing holístico também se preocupa com a sociedade, e com a imagem que uma marca tem perante a ela, as empresas que o usam têm grandes chances de conquistarem a atenção dos consumidores com ações importantes para eles e, assim, se manterem um passo à frente dos seus concorrentes.

Resultados

Outro ponto positivo do marketing holístico é que ele proporciona diversos tipos de resultados. Ele contribui com a qualidade no trabalho, e do trabalho, com um ambiente mais harmônico para os funcionários, que passam a ser mais valorizados, com a formação de parcerias e também com uma aproximação do consumidor.

Assim, a empresa deixa de ser apenas áreas que trabalham em busca de seus objetivos específicos, e passa a ser completa, como o termo holístico propõe.

E então? Gostou de descobrir o que é marketing holístico? Vai utilizá-lo na sua empresa? Se estiver em dúvida, conheça também outros tipos de orientação de marketing, aqui no Ignição Digital, e escolha qual deles é o melhor para o seu negócio!

Artigos Relacionados

O Que Faz um Neurocientista

O Que Faz um Neurocientista?

As Neurociências se cruzam com a química, a medicina, a psicologia e várias outras áreas do conhecimento, por isso existe...

Ideias de Vídeos para Youtube: 3 Dicas Para Ter Ideias

Ideias De Vídeos Para Youtube: 4 Dicas De Sucesso

Sua marca precisa de mais visibilidade e maior engajamento com os clientes? Ter ideias de vídeos para o Youtube pode...

Como Influenciar Pessoas Compartilhando Conteúdo

9 Dicas de Como Influenciar Pessoas na Internet Compartilhando Conteúdo

Aprenda técnicas para influenciar pessoas online por meio da criação de conteúdo! A consequência? Mais lucro para o seu negócio!...