Já imaginou ter o poder da persuasão com a criação de textos na palma da sua mão? Que tal aprender uma técnica para impulsionar o seu negócio através de conteúdos? Eu preparei um artigo com tudo o que você precisa saber sobre copywriting. Veja só!
O que é Copywriting?
Como estão os textos da sua marca? Vendem muito?
O copywriting é a técnica que otimiza o uso da linguagem com o objetivo de envolver o leitor, despertar interesse e converter uma ação. Tudo isso, através de textos atraentes e persuasivos.
O copywriter é o redator que desenvolve copy, que são textos em diversos formatos. Como chamadas nas redes sociais, roteiros para comerciais, artigos para blogs, spots de rádio, entre muitos outros.
Entretanto, ser um copywriter não é tão fácil. Escrever textos sedutores requer tempo e treino. Mas, com as minhas dicas aplicadas, você pode aprender todo o processo de copywriting!
Passo a passo do copywriting matador!
Eu preparei um passo a passo para da construção de uma copy, para você entender a fundo a técnica, além de aprender a implementar o copywriting nos seus próximos textos.
Saiba tudo sobre o que você escreve
Levante informações como qualidades, defeitos, valor agregado à compra, benefícios, funcionalidade, qual a diferença da concorrência e tudo mais o que você conseguir.
Entenda o seu público-alvo
Você já consegue descrever muito bem o seu produto/serviço? Parabéns, agora é hora de entender o seu público-alvo.
Existem várias técnicas de vendas para uma abordagem inicial, que podem ajudar a criação do seu texto, mas, nessa fase, o importante é administrar as suas personas para melhorar o texto.
Intenção x Reação
Você seguiu corretamente os três passos acima? Então conseguiu reunir muitas informações, mas o seu texto ainda não possui intenção. Além disso, você também não definiu à reação esperada pelo público ao ler suas palavras.
É importante definir esses dois parâmetros, pois eles darão direção do seu texto!
Comece a construção da Copy
Organize as informações de acordo com a intenção x reação, assim o seu texto começa a ganhar forma.
Tente despertar o interesse do leitor, envolvendo-o de tal forma que, ao final do texto, a única reação possível seja a que você planejou!
Dica de ouro: Capriche no título, ele é o coração da sua copy!
Use gatilhos mentais
Utilize especialistas sobre o assunto, provas sociais, reciprocidade, urgência, escassez, entre muitos outras técnicas de gatilhos mentais.
Se o seu texto for para mídias digitais, use palavras-chave e técnicas de SEO. Não esqueça de testar sempre os resultados, melhorando a cada texto a sua copy.
Se você deseja saber mais sobre textos persuasivos, copywriting e sacadas de sucesso, assine a newsletter do Ignição Digital.