O que é Inbound Marketing? Um conjunto de ações com objetivo de atrair potenciais clientes através de conteúdo. Por meio de um minucioso processo, o cliente é conquistado e moldado por meio de ferramentas específicas como: mídias sociais, links patrocinados, e-mail marketing, blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletter etc.
A grosso modo, o Inbound Marketing segue o caminho inverso do marketing tradicional, que compra a atenção do consumidor. A estratégia tem como premissa ser um chamariz, em que o possível cliente é atraído naturalmente, depois se engaja pelo conteúdo, se encanta pela marca e se torna um fiel consumidor.
Não espere colher frutas sem cuidar da terra, plantar sementes, regar a planta etc. Para o Inbound Marketing ser um sucesso, ele deve ser constante, se tornando cultura na comunicação da marca.
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, eu separei os processos que o formam em fases, para facilitar a sua compreensão.
O 1° passo é atrair a atenção do seu consumidor, sem necessariamente pagar por isso. Se você pretende levar tráfego para um site, investir em SEO pode ser uma boa solução, posicionando bem sua página em buscadores. Outras estratégias nessa fase são as redes sociais e trabalhos de Google AdWords.
Investir em produção de conteúdo em blogs, vídeos e webinars também são excelentes escolhas.
Atrair visitantes e conquistar sua atenção é um passo muito importante, mas apenas audiência não basta. É preciso ser sedutor, fazer com que o visitante forneça informações em troca de algo valioso: brindes, conteúdos exclusivos, e-books etc. Nessa fase, a automação de marketing é importante, assim como interações personalizadas e engajamento do visitante.
O lead já mostrou interesse por seu conteúdo e confiou informações a você. Agora é o momento ideal de efetuar sua venda assertivamente, de forma personalizada e direcionada. Responda qualquer dúvida, passe segurança e converta sua venda.
Essa fase proporciona uma relação comercial estreita, com e-mails, trabalhos de Customer Relationship Management (CRM) e automação de marketing com foco em vendas.
Se você chegou nessa fase com poucas conversões de vendas, sua estratégias está errada. Mas, se você converteu os leads em vendas e já está satisfeito, você está errado. Fidelizar é o passo mais importante. Entenda o seu consumidor e depois encante-o. Faça o seu público admirar sua marca e ter orgulho em fazer parte da sua empresa. Se o seu cliente se sentir especial, você atingiu o ponto chave.
Avalie todo o processo, gere relatórios, busque opiniões e consultorias profissionais. Só assim você define se mantém o processo ou muda alguma estratégia.
O Inbound Marketing é essencial para qualquer tipo de empresa, porém ele é a estratégia ideal para pequenos e médios negócios que não têm condições de investir competitivamente com grandes marcas no âmbito do marketing tradicional.
Ele tem uma relação de custo-benefício infinitamente maior do que a compra de audiência. Engajar, encantar e fidelizar o seu consumidor é algo muito difícil. E fazer esse processo comprando mídias é lento e caro. Então, inove!
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