o que faz um consultor de marketing digital

Marketing Digital

Consultor de Marketing Digital: Tudo o Que Você Gostaria de Saber Sobre esta Profissão

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Com o aumento da presença das empresas nos meios digitais e da necessidade de criar estratégias de marketing próprias para a internet, surgiu uma nova profissão no mercado: o consultor de marketing digital.

Esse profissional é especializado na criação de planos estratégicos  de marketing digital. Ou seja, seu papel é fazer o planejamento da presença de uma empresa nos meios digitais. Ele também pode ou não ser responsável pela execução destas estratégias. No segundo caso, tem como obrigação conhecer o mercado a ponto de poder indicar as agências mais apropriadas para o seu cliente.

O que faz um consultor de marketing digital?

O consultor de marketing digital é, normalmente, um profissional independente ou que trabalha em uma empresa especializada em consultoria. Ao atender um novo cliente, ele fará um diagnóstico completo da presença desta marca na internet.

Para isso, ele analisará aspectos como:

  • mídias sociais;
  • otimização de conteúdos para os sites de busca;
  • estrutura do site institucional;
  • capacidade da empresa de formação de leads;
  • entre outros aspectos que influenciam na presença e reputação na internet.

O que faz um consultor de marketing digital

Após a etapa de análise, o consultor irá atuar junto ao cliente para entender os objetivos da empresa e as melhores estratégias para atingi-los. Ele irá criar um plano de marketing digital detalhado, com as ações necessárias, e, por fim, vai indicar os melhores profissionais para executá-lo.

É importante que o consultor de marketing digital esteja alinhado com as estratégias da empresa também nos meios offline. Dessa forma é possível criar soluções complementares que realmente façam sentido com as estratégias gerais de marketing.

Qual é o melhor momento para contratar um consultor de marketing digital?

O empreendedor deve contratar um consultor de marketing digital sempre que quiser melhorar a sua estratégia para os meios digitais. Lançamentos de novas campanhas, reposicionamento de marca e outros momentos de importância estratégica para a empresa também são boas oportunidades para contratar um consultor de marketing digital.

Qual é a formação de um bom consultor de marketing digital?

A formação necessária para se tornar um consultor de marketing digital deve abranger assuntos como estratégias de marketing, gestão financeira, mobile marketing, gerência de projetos, gestão de conteúdo, SEO e afins.

É importante analisar também a experiência do consultor. Os melhores profissionais possuem um portfólio de cases com resultados que ilustram o que ele pode oferecer ao empreendedor.

Para começar a se familiarizar com os temas que discutirá com seu consultor, leia meus artigos sobre marketing digital para empreendedores e como aumentar vendas com marketing digital.

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...