Nós já conversamos algumas vezes sobre e provavelmente você já está bem familiarizado com alguns aspectos do Inbound Marketing, não é mesmo? Então, para ampliar ainda mais os seus conhecimentos, chegou a hora de falarmos sobre as técnicas do antagonista do Inbound, o Outbound Marketing. Vamos lá?
Outbound Marketing x Inbound Marketing
Como você pode deduzir a partir do nome, o Outbound Marketing utiliza uma lógica contrária à do Inbound Marketing. A melhor forma de estruturar o marketing da sua empresa é combinando os dois métodos e suas técnicas!
O Inbound se empenha em atrair clientes sem ir atrás deles ativamente, mas despertando o interesse deles para que eles mesmos cheguem até a empresa. O Outbound, por sua vez, prevê uma prospecção ativa de leads.
Dessa forma, o Inbound aposta na produção de conteúdo para atingir e atrair o público-alvo da marca. Isso faz com que ele evolua dentro do funil de vendas até se tornar um cliente.
O Outbound investe em formatos de publicidade que “interferem” no dia a dia do possível cliente, como aqueles pequenos anúncios que aparecem antes dos vídeos no YouTube, banners e pop-ups.
Quais são as principais estratégias do Outbound Marketing?
O Outbound Marketing engloba as técnicas mais tradicionais de marketing e comunicação. Entre elas:
E-mail marketing
O e-mail marketing tradicional, com ofertas de produtos e serviços, é uma das principais técnicas de Outbound Marketing na internet.
Telemarketing
A prospecção ativa de clientes através do telefone e a criação de roteiros para essa conversa são tarefas deste tipo de estratégia.
Links patrocinados
Criar anúncios para buscadores de forma a atrair tráfego para o seu site ou fanpage é uma estratégia de Outbound.
Anúncios em mídias sociais
Assim como os links patrocinados, os anúncios em mídias sociais também são considerados prospecção ativa de leads.
Como otimizar a minha estratégia de marketing mesclando Inbound e Outbound?
Para obter os melhores resultados da sua taxa de conversão de marketing, é importante saber mesclar as técnicas de Inbound e Outbound de maneira eficaz. Usar as duas técnicas irá garantir que você consiga aproveitar o máximo de recursos para prospectar leads e conquistar novos clientes.
As estratégias de Outbound podem ser usadas para promover as de Inbound. Por exemplo: se você produz um conteúdo em um blog para educar o seu prospect, pode usar um anúncio de link patrocinado para divulgá-lo e atrair o lead para o funil de vendas do seu negócio.
O inverso também funciona. Se você atraiu e nutriu um lead por todo o funil de vendas até o momento final, pode fazer uma ligação para levá-lo a fechar negócio.
Entre as principais vantagens de mesclar as duas técnicas está a possibilidade de aumentar a eficácia do seu time de vendas e melhorar o índice de fechamento de contratos.
Agora que você já sabe o que é Outbound Marketing, baixe o e-book: “Guia Definitivo do Marketing Digital” e aprimore os seus conhecimentos.