Em outro artigo do Ignição Digital, eu ensinei a você o que é persona e como criar uma para o seu negócio. As personas são personagens, com todas as características reais do seu público-alvo, e servem para facilitar a comunicação e o relacionamento com os seus clientes. Mas aí mora o desafio: como administrar diferentes personas no seu negócio? É isso que eu vou mostrar hoje, neste post!
Você achou que definir a persona do seu negócio já era o suficiente? Isso está errado! Não existe apenas uma persona, mas sim uma para cada objetivo, e o ideal é formar três e explorar ao máximo os seus potenciais.
Portanto, ao contemplar boa parte do seu público-alvo e definir as personas, você deu apenas o primeiro passo e, a partir dele, você consegue:
Existe uma ferramenta gratuita, que ajuda você a organizar as informações sobre o seu público-alvo, chamada Gerador de Persona. Mas, depois de definir, como você vai administrar as personas?
Ao definir apenas uma persona, você corre o risco de não contemplar todo o seu público-alvo nas estratégias de marketing.
Ao definir 10 personas, você teria de investir muito tempo e dinheiro para implementar 10 estratégias diferentes. Então, não exagere e seja exato, de acordo com as suas possibilidades de atingir o público-alvo.
Definir a quantidade, de acordo com a sua possibilidade de investir tempo e dinheiro em comunicação e marketing, é o primeiro passo para administrar as personas do seu negócio com qualidade.
Toda a sua comunicação, independentemente do objetivo, deve ser baseada nos costumes e nas dores das personas.
Como assim?
A dor representa uma necessidade. Por exemplo, um casal que possui um carro compacto e econômico e acaba de ter filhos gêmeos, logo irá precisar de um carro maior, que ofereça conforto à família.
Entendeu?
A partir da dor, nasce uma infinidade de possibilidades para implementar estratégias, que certamente trarão resultados positivos.
Assim como definir o tom da comunicação é importante, ao administrar diferentes personas você trabalhará com diferentes mídias e canais.
Por exemplo, uma universidade possui diversas personas e pode usar diferentes meios para vender o mesmo curso: O LinkedIn para profissionais em busca de mais conhecimento, materiais impressos nas portas das escolas para recém-formados, redes sociais para jovens indecisos, entre muitos outros.
Escolha as melhores mídias para atingir o seu público-alvo de forma eficiente.
Essa é uma estratégia que maximiza sua administração de persona, com autonomia e eficiência, ajudando a conduzir o seu público através das etapas de vendas, gerando mais lucros.
Uma técnica arriscada que, se usada da maneira correta, personifica o seu negócio. Ela cria um personagem para a sua marca, se baseando nas preferências, características e dores da persona.Existem alguns cases de sucesso, como o Baixinho da Kaiser e a Lu, vendedora virtual do Magazine Luiza.
Conte para mim, como anda a sua administração de personas? E para saber mais sobre público-alvo, confira meu vídeo Entendendo os medos e as dores do avatar na prática.
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